São Paulo, domingo, 07 de janeiro de 2007

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Cartas

Mille "bate pino"
"Escrevo pela segunda vez à Folha para reclamar de meu Mille Flex, adquirido em maio. O motor, quando abastecido só com gasolina, "bate pino". Com álcool, não tem problema. Com 10.000 km, foi levado à concessionária Podium, e o consultor recomendou reclamar do problema na revisão de 15.000 km, quando me disseram que o sintoma era normal. Resolvi investigar, e mecânicos das autorizadas afirmam que há uma folga nos pistões e que a montadora sabe do problema, mas não se pronuncia devido ao custo da operação."
Felipe Diniz Pereira (Vitória, ES)

Resposta da Fiat - "O cliente está sendo atendido pela Podium."

Réplica - O leitor disse à Folha que, após a troca completa do cabeçote, o problema sumiu.

Câmbio do Classic
"Durante a primeira revisão de meu Classic, foi detectado um vazamento na caixa de câmbio, problema que a Automarca diz ter solucionado. Após 6.000 km rodados, fui à mesma autorizada para trocar o óleo outra vez. Soube então que ela havia sido desativada. Liguei para o gerente anterior, que me autorizou a realizar a troca de óleo em oficina especializada, onde detectaram que o vazamento no câmbio permanecia. Buscando uma solução definitiva, procurei a revenda de outra cidade. O vazamento seguia, o que já comprometia o funcionamento do carro. A GM me orientou a acionar um guincho para levar o carro à Total, mas, 72 horas depois, recebo a notícia de que terei de pagar o serviço."
Rubens de Lima (Nanuque, MG)

Resposta da General Motors - "O caso foi solucionado diretamente com o cliente."

Réplica - O leitor afirma que, aparentemente, o problema foi solucionado.

Transferência do Fiesta
"Meu pai, de 72 anos, comprou um Corolla em julho na T-Line e deu como parte do pagamento um Fiesta. O vendedor prometeu fazer a transferência do Fiesta, mas isso não aconteceu -meu pai recebeu duas multas. Ele foi quatro vezes à revenda, além de ter ligado inúmeras vezes. Sempre dizem que a transferência está sendo providenciada. A Toyota sempre dá a mesma resposta."
Carolina Hori (São Paulo, SP)

Resposta da Toyota - "O assunto está sendo resolvido entre a diretoria da revenda e o cliente."

Réplica - A leitora confirmou que a T-Line fez a transferência.


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