|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
teste folha-mauá
Symbol é um Logan que ganhou na loteria
Modelo 1.6 8V da Renault custa R$ 39,9 mil e é econômico na cidade
FELIPE NÓBREGA
DA REPORTAGEM LOCAL
O extinto Clio Sedan foi uma
espécie de Susan Boyle da indústria automobilística nacional durante anos. Talentoso
na arte de mesclar espaço interno e bom desempenho, faltava ao Renault o mais importante: o visual de "pop star".
Com a mesma base mecânica, o Symbol tem melhor presença de palco. Na nova versão
de entrada, a Expression, o sedã vem bem equipado -traz até
airbag de série- e custa a partir
de R$ 39,9 mil.
Mas o consumidor não deve
se iludir com a generosidade de
acessórios, pois o carro está
longe de ser um legítimo compacto premium, como a Renault o intitula. Que o diga o
VW Polo Sedan (R$ 44,5 mil).
Ruidoso e com acabamento
mediano, o Symbol, na verdade,
é um Logan que ganhou na loteria. Tem como ponto forte o
acerto da suspensão, que privilegia o conforto e trata bem os
cinco ocupantes, mesmo quando o sedã encara estradas irregulares.
O motorista, entretanto, vai
notar uma incoerência. A direção hidráulica é "pesada" demais para um sedã sem pretensões esportivas.
O motor 1.6 8V (95 cv) é outra
herança do antecessor. No teste Folha-Mauá, o Symbol mostra que tem boa disposição para retomadas de velocidade. Isso, na estrada, significa fôlego
extra para ultrapassagens.
Só não pode ter pressa para
arrancar. Da imobilidade até o
velocímetro do Renault apontar 100 km/h são longos 12,8s.
O Voyage (104 cv), por exemplo, é um segundo mais rápido.
Mas o seu principal rival é
mesmo o 207 Sedan (R$ 44,8
mil). Se comparados pelo consumo, daria empate. O Symbol
vai melhor na cidade (7,6 km/
l), enquanto o Peugeot vence
na rodovia (10,6 km/l), ambos
com álcool no tanque.
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.com.br
0/xx/11/4239-3092
Texto Anterior: Guiar BMW exige curso de 5 horas Próximo Texto: Desafio será superar má fama do Clio Sedan Índice
|