São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perua - compacta

Espaçosa, SpaceFox já sente reestilização da Palio

DA REDAÇÃO

Há uma tênue linha que separa o sucesso do fracasso. E a Volkswagen SpaceFox sabe bem: enquanto a Fiat Palio Weekend não mudava, ela era líder de vendas das peruas compactas. Mas a mudança na Palio mexeu com o segmento. Até julho, a SpaceFox liderava o mercado com vendas acumuladas desde janeiro de 12.985. A Palio Weekend, reestilizada em maio, já a ameaçava, com 12.909 emplacamentos. Em agosto, virou o jogo com 1.075 peruas a mais. "É natural", relativiza Fabrício Biondo, gerente de marketing e vendas da Volkswagen. "A Fiat demorou para fazer a mudança, e o consumidor brasileiro adora novidades." Além disso, um problema de produção na fábrica de Pacheco (Argentina), de onde a SpaceFox é importada, prejudicou as vendas em janeiro e em fevereiro, o que, obviamente, tem reflexo no ranking anual. Mas, se a Palio Weekend é uma perua tradicional, a SpaceFox herda o mérito do compacto ao oferecer um amplo espaço interno e porta-trecos espalhados por todo o carro. Ainda assim, leva 30 litros a menos no porta-malas que a rival da Fiat. Segundo pesquisa da VW sobre a razão de compra, a versatilidade aparece com 16%, perdendo só para o design (34%). Biondo, que passa um fim de semana por mês em revendas, diz que são atraídos pela SpaceFox mulheres que tinham um Fox e se tornaram mães e homens que buscam esportividade aliada à versatilidade -eles e elas se dividem igualmente entre os compradores da perua.

Crianças
A esportividade, contudo, é mais pela suspensão rígida que pelo desempenho. Mas, apesar de o motor 1.6 ter aparentemente poucos 103 cavalos com álcool, seu desempenho é bom: atinge os 100 km/h em 12,67s. Percorrendo 14,8 km com um litro de gasolina na estrada, a SpaceFox também faz seus fãs graças ao consumo. "Deixei de usar minha S10 a diesel porque a SpaceFox é mais econômica", conta o empresário José Soares da Silva, 59. Mas, com crianças a bordo, é bom não abusar da velocidade -mesmo que elas estejam brincando com as mesinhas instaladas atrás dos bancos dianteiros, como as de avião. Manter os olhos nos filhos também pode fazer o motorista esquecer que a perua tem o interior todo de plástico e um diminuto painel, apesar de custar R$ 47.950 e ter opcionais como airbag duplo e Bluetooth -ambos num pacote de R$ 4.470. Entre os itens de série, há ar-condicionado, direção hidráulica, alarme, banco do motorista com ajuste de altura e trio elétrico. Tudo para lembrar que "popular" mesmo é a Parati, que custa R$ 39.530. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


Com FELIPE NÓBREGA , Colaboração para a Folha

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.