São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2009

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Por R$ 87 mil, Captiva 2.4 mira até os sedãs médios

Mexicano, jipinho de 171 cv fica R$ 10 mil mais barato do que o V6

DO ENVIADO ESPECIAL A INDAIATUBA

O Chevrolet Captiva 2.4 parece ter saído de um spa, se comparado à versão topo de linha V6 (seis cilindros em "V"). Além dos 90 cv (cavalos) a menos, tem preço mais "magro", suficiente para brigar com sedãs como o Toyota Corolla.
Mas a chegada do Captiva "light" por R$ 86.990 tem o propósito de manter as vendas do utilitário esportivo em torno de 1.500 unidades por mês, à frente de concorrentes como o Honda CR-V 2.0 (R$ 88.410).
De acordo com a Chevrolet, o motor 2.4 (171 cv) a gasolina do Captiva é mais econômico que o recém-aposentado 2.4 flexível (150 cv) do Vectra.
Apesar de empenhado, o jipinho de 1.678 kg e câmbio automático sequencial carece do preparo físico da versão V6.
Para ficar R$ 10 mil mais barata, a 2.4 perdeu ainda o ar-condicionado digital e o acionamento a distância do motor.
No entanto, manteve o controle de estabilidade, o de tração e o de velocidade, além dos airbags de cortina.

Mais firme
"A suspensão mais firme também é novidade na linha 2009, agora limitada a 180 km/h", diz Mauro Moretti, diretor de importados da GM.
As modificações foram sugestões de consumidores descontentes com o molejo excessivo da carroceria e com a limitação a 160 km/h da versão V6, lançada em setembro.
Na esperança de abocanhar metade das vendas do Captiva topo de linha, o 2.4 aposta no visual "off-road" e dispensa cromados. Adota o preto na saia e no para-choque.
"É uma tendência mundial entre utilitários esportivos aventureiros", justifica Gustavo Colossi, diretor de marketing da GM. (FELIPE NÓBREGA)


A Chevrolet cedeu o carro para avaliação


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