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São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

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ESPORTIVO

Avaliado pela Folha na Itália, Challenge Stradale deriva de carro de competição e chega ao Brasil no 2º semestre

Um coração de F-1 palpita na nova Ferrari

Divulgação
A carroceria do novo carro da Ferrari é assinada pelo estúdio Pininfarina; as rodas são aro 19, e os freios, de cerâmica


JOSÉ AUGUSTO AMORIM
ENVIADO ESPECIAL A MARANELLO

"Challenge", em inglês, quer dizer desafio. Do italiano, "stradale" indica vocação para a estrada. Juntando os dois, tem-se o mais novo modelo da Ferrari. O Challenge Stradale é a versão de rua do 360 Challenge, usado em competições. Ou, em outras palavras, um brinquedo de gente grande.
Avaliado com exclusividade pela Folha na pista de testes de Fiorano e em estradas da região, o modelo tem até barulho igual ao dos carros de Fórmula 1.
"Nosso desafio era unir comportamento de estrada e de pista", diz Dario Deveronico, gerente de marketing de produto. Para o projeto, foi levada em conta a funcionalidade do veículo, como a presença de ar-condicionado, sem aumentar demais seu peso.
A longa tradição que a Ferrari tem na Fórmula 1 não foi desperdiçada. De lá veio o câmbio eletridráulico -as marchas são trocadas por borboletas atrás do volante, e para engatar a ré é preciso apertar um botão no console. Há dois modos: "sport", que privilegia o conforto, e "race", que permite trocar as marchas no limite.
O Challenge Stradale tem motor 3.6 V8 (oito cilindros em "V") de 425 cavalos. Segundo dados da Ferrari, chega aos 100 km/h em 4,1 segundos. Aos 200 km/h, são 13,9s -alguns milésimos a mais que uma Chevrolet Meriva 1.8 8V leva para alcançar a metade. A velocidade máxima é de 300 km/h.

Preço
Dos carros que Michael Schumacher e Rubens Barrichello dirigem também vem uma nova opção de cor: a "rosso scuderia", uma opção à tradicional "rosso Ferrari". As listras que imitam a bandeira da Itália são opcionais. Aliás, o consumidor pode escolher várias configurações.
Os cintos de segurança podem ser de três ou de quatro pontos. Os bancos esportivos, de três tamanhos diferentes, contam com revestimento de tecido preto e vermelho ou de couro. As janelas se abrem normalmente ou só uma parte corre lateralmente.
As 400 unidades do modelo previstas para serem produzidas neste ano -em 2004, mais 500 devem sair da linha de montagem- já foram vendidas, e os primeiros carros começam a ser entregues no final do mês na Europa.
No segundo semestre, a Via Europa, importadora oficial da marca para o Brasil, promete ter o carro, ainda sem preço definido. Na Itália, custa 172,5 mil, aproximadamente R$ 620 mil.



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