São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2004

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SEDÃ

Modelo da Honda ganha nova opção de motorização, que o deixa mais rápido que Chevrolet Omega e Toyota Camry

Accord V6 acelera sobre a concorrência

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Para combater as vendas do Chevrolet Omega, a Honda decidiu importar do México uma nova versão do Accord. O motor de quatro cilindros continua sendo vendido, mas agora ganha a companhia do "irmão" V6 (seis cilindros em "V").
Os dois cilindros a mais deram vigor ao sedã. Ele ficou com 40 cv (cavalos) a mais que o Omega -são 240 cv contra 200 cv- e é mais potente que outro concorrente, o Toyota Camry, de 186 cv. Segundo a Honda, foi usada uma combinação de tecnologia que beneficia torque (força) em baixas rotações e potência em altas.
Construído totalmente em alumínio, o motor V6 revela a vertente esportiva desse sedã de aparência comportada. De acordo com os números do teste feito pela Folha em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, o Accord alcança os 100 km/h em 7,62s. Omega e Camry ficam para trás, com, respectivamente, marcas de 9,99s e 9,66s.
O Accord também se saiu melhor nas retomadas. Exemplo: entre 40 e 80 km/h, ele leva 4,59s, quase um segundo a menos que o Camry (5,53s). Entre 80 e 140 km/h, o Honda requer 10,43s, enquanto o Omega leva 13,75s.
Nem por isso seu consumo é estratosférico. Na cidade, roda 1,3 km a mais que o Omega com o mesmo litro de gasolina. Seu consumo urbano, de 7,7 km/l, é menor que o da Volkswagen Parati Flex Power. Com álcool, a perua registra 7,4 km/l. O consumo rodoviário do Honda é de 13,5 km/l, ante 11,7 km/l do Chevrolet.

Requinte
Disponível em uma única versão de acabamento, a EX, o Accord traz os equipamentos que costumam estar num carro da categoria. O V6 incorpora airbag lateral e teto solar, além do acelerador eletrônico. Poderia ter também sensor de obstáculos traseiro, como o Omega, e de claridade, hoje um opcional que pode equipar até um modelo "popular".
Fora isso, traz tudo o que um carro de R$ 134.795 deveria ter. São de série ajuste lombar para motorista, ar-condicionado, disqueteira para seis CDs no painel, bancos de couro, ajustes de áudio e controlador de velocidade no volante, airbag duplo e trio elétrico, entre outros equipamentos.
Tudo isso é "embalado" por portas duplamente seladas para diminuir o nível de ruídos externos -o capô segue o mesmo processo para isolar o motor. O resultado é que, a 100 km/h, o Accord registra 65 dBA. Exatamente o mesmo que seus concorrentes.
O V6 é aproximadamente R$ 20 mil mais caro que o Accord que já é vendido no Brasil desde o ano passado. Também é mais barato que o Omega, de R$ 144.250, e o Camry, que custa R$ 158.992.
Resta saber se a Honda vai conseguir concretizar o sonho de vender mais. Entre janeiro e junho, foram comercializados 129 Accord, pouco se comparado aos 340 Omega emplacados. Até mesmo os modelos da Série 5, da BMW, fizeram mais sucesso. Custando a partir de R$ 327 mil, foram 135 unidades no período.


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