São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVENTURA

SEM MEDO DE ATOLAR

Mercado de "off-road" registra índices de crescimento anual superiores a 35% desde 1999

Montadoras aceleram fora das estradas

LUÍS PEREZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nunca o trânsito fora das estradas esteve tão movimentado no país. Isso porque o mercado de veículos "off-road" seguiu acelerado nos últimos seis anos, crescendo de 35% a 40% por ano.
Em números absolutos, "podemos falar em 30 mil 4x4 vendidos a cada mês", ilustra Gerson Rodrigues, 56, diretor da Mesa Quatro, que organiza competições do Jeep Clube do Brasil e também o "Ponto Off-road", encontro semanal de jipeiros em São Paulo.
"Hoje praticamente todas as montadoras têm versões "off-road". Há dez anos não era assim", completa. Atualmente, os modelos com opção 4x4 mais vendidos são a Chevrolet S10, a Mitsubishi L200, o Mitsubishi Pajero, a Nissan Frontier e o Ford EcoSport.

Altos e baixos
Mas não faltaram altos e baixos nesse mercado, que passou por três fases: a anterior à abertura das importações (início dos anos 90), quando havia pouca oferta de carros 4x4; o período até janeiro de 1999, quando o mercado se abriu, houve paridade com o dólar e farta oferta; e os últimos cinco anos, em que proliferaram os "falsos "off-road'" (modelos 4x2 equipados com estribo e quebra-mato, mas sem tração integral).
Foi no fim da década de 90 que marcas com tradição em "off-road", da russa Lada até as japonesas Suzuki, Mitsubishi e Daihatsu, desembarcaram aqui. Com o fim da paridade entre real e dólar, vários importados saíram do mercado. Entre os casos mais recentes está o da Suzuki do Brasil, que encerrou as vendas no país.

Extremos
Mas há carros com roupagem fora-de-estrada para vários perfis. No extremo mais acessível da lista, estão modelos como o Ford EcoSport 4x2, equipado com motor 1.0 Supercharger, de 95 cv (cavalos) de potência, que custa R$ 36.620. Na ponta mais luxuosa, aparece o Mercedes-Benz G 55 AMG, com motor 5.5 de 354 cv, que sai por cerca de R$ 770 mil.
Entre essas duas alternativas, há mais de cem opções de veículos com apelo "off-road" -nem todos com tração nas quatro rodas.
Autênticos 4x4 feitos no país são o jipe cearense Troller e os modelos da Cross Lander, de origem romena, mas instalada em Manaus (AM). Isso sem falar na Land Rover, que já fabrica desde o final dos anos 90 em São Bernardo do Campo (SP). "Após um resfriamento em 2002 e 2003, o mercado de veículos tipicamente "off-road" deve se recuperar em 2004", diz Clécio Eloy, diretor da Troller.

Feira
Novos modelos nacionais e importados podem ser conferidos desde ontem, em São Paulo, na Adventure Sports Fair, que vai até quarta (11). A feira acontece no Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, e conta com duas pistas de "off-road". O horário de visitação é das 10h às 22h neste domingo e das 14h às 22h de segunda a quarta (ingressos a R$ 12).


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Excesso de confiança é pior obstáculo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.