São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2004

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Fora-de-estrada requer cuidados extras

Depois de trilhas, é importante lavar o carro, pois a lama pode esconder algum defeito mecânico

DA REDAÇÃO

Um carro comum precisa de revisões periódicas para não deixar o motorista na mão. O que dizer então de um veículo que passa por lamaçais, atravessa riachos e ainda é "batizado" por pedras no assoalho? Por isso é fundamental revisar o 4x4 depois de trilhas.
Após fazer uma trilha, deve-se lavar o carro. Dessa maneira, é possível ver se os amortecedores estão vazando. A lama também pode esconder outros problemas, como uma coifa rasgada.
Depois de atravessar atoleiros ou córregos profundos, é bom checar o diferencial e a caixa de transferência para ver se entrou água ou barro. Cuidado com os freios ao atravessar água -molhados, perdem a eficiência.
Aproveite toda troca de óleo do motor para colocar um novo filtro de óleo. Já o óleo da transmissão deve ser substituído a cada 40 mil quilômetros. O manual do proprietário é a melhor fonte para saber a periodicidade das trocas.
Modelos movidos a diesel contam com uma "torneira" que tira o excesso de água infiltrada no sistema de alimentação. É preciso acioná-la periodicamente (há modelos com alerta automático) para a bomba injetora continuar funcionando. Quando entra água no motor, ocorre calço hidráulico, e ele deixa de funcionar.


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