São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002

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HATCHBACK

Testada pela Folha e pelo IMT, versão mais esportiva do modelo da Fiat leva 9,22s para chegar aos 100 km/h

Design sugere agilidade que falta ao Stilo

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Depois de brigar com a Volkswagen para vender mais "populares", a Fiat quer roubar outra liderança da empresa germânica: a dos hatchbacks médios. Sua aposta é o Stilo, que chega às concessionárias no dia 14 cheio de novidades para um modelo desse segmento.
Será o primeiro veículo a se beneficiar da joint venture entre Fiat e General Motors. Os motores 1.8, de oito e 16 válvulas, são os mesmo usados na minivan Chevrolet Meriva. Outra opção é o 2.4 20V utilizado no Marea, mas que teve a potência aumentada de 160 cv (cavalos) para 167 cv e será exclusivo da versão esportiva Abarth.
E foi ela a testada pela Folha e pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia). Apesar da potência, sua aceleração até os 100 km/h é feita em 9,22s. Não é um resultado tão empolgante se comparado com a versão esportiva do Brava, a HGT, de 132 cv, que usou 10,05s.
O Stilo também perde para os concorrentes Golf GTI e Audi A3 1.8T -ambos com 180 cv. Segundo dados das fábricas, precisam de, respectivamente, 7,8s e 7,5s.
Na retomada de 40 a 80 km/h, o novo modelo leva 6,86s -o Ford Focus 2.0, de 130 cv, requer 6,93s. A boa notícia vem do baixo nível de ruído interno. A 140 km/h, registra 73 dBA, enquanto o Brava HGT ficava nos 81 dBA.
O novo veículo tem teto solar com cinco lâminas de vidro, oito airbags (bolsa de ar que infla em batidas), ar-condicionado com temperatura diferente para motorista e passageiro, direção elétrica que fica "leve" em manobras e o My Car Stilo, que personaliza 14 funções, como destravar ou não a porta do motorista com as outras.
Também conta com o NGI (Next Generation Interior), que permite várias posições dos bancos. O traseiro é reclinável e pode correr em trilhos como os dianteiros. Para quem vai atrás, há mesas reclináveis, similares às de avião. Há 11 porta-objetos espalhados por todo o carro e até uma gaveta sob o banco direito.
Outra novidade é a blindagem. A Fiat se associou à Inbra para oferecer um carro protegido e sem perder a garantia de fábrica. Possíveis reparos poderão ser feitos nas autorizadas.
É claro que a versão de entrada, que custa R$ 32,7 mil e foi batizada apenas de Stilo, traz bem menos. Apesar de ter o My Car, computador de bordo, direção elétrica e vidros elétricos na dianteira, o ar-condicionado é opcional. Ele é de série no Golf 1.6, de R$ 31.358.
A opção intermediária, a Stilo 16V, custa R$ 36,2 mil. Nesse caso, itens que são de série na topo de linha e estão indisponíveis na básica são opcionais. A Abarth sai por R$ 48,4 mil.


Colaborou Aladim Lopes Gonçalves, enviado especial a Pernambuco



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