São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2006 |
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Os sem-estepe
Motorista sofre com furto de roda sobressalente; montadora pode ser responsabilizada
DA REDAÇÃO
São poucos os motoristas que
calibram o estepe com regularidade. Um número menor ainda
confere se ele está lá. E aí mora
o perigo: veículos em que a roda
sobressalente fica do lado de fora, como o Ford EcoSport e a
Fiat Palio Weekend, têm
sido vítimas de seu furto.
Quem enfrentou o problema
reclama que a proteção oferecida pelas montadoras é frágil demais. As fábricas argumentam
que nada podem fazer, pois os
ladrões conseguem burlar os
sistemas que inventam.
"É fácil violar o sistema de fixação", reclama o dentista Ricardo Akiti. Ao sair da casa de
sua mãe, percebeu que a trava
de segurança de sua Palio Weekend estava quebrada. O pneu
não estava lá. A partir de então,
passou a guardá-lo no porta-malas. Procurada pela Folha,
a Fiat não se pronunciou.
O engenheiro Laerte Luiz de
Paiva Bueno preferiu se prevenir. Depois que a capa do estepe de seu EcoSport foi furtada
e que um colega de trabalho foi
vítima da nova modalidade de
crime, colocou uma corrente
com cadeado no estepe. Gastou
R$ 20 "para dificultar a vida de
quem quiser levar o estepe".
A Ford diz que essas ocorrências envolvem todas as
marcas e que a incidência
maior é entre picapes, utilitários esportivos, peruas e hatchbacks. No EcoSport, o pneu extra é preso com um parafuso
com código de segurança.
Márcia Christina Oliveira,
técnica do Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do
Consumidor), diz que é possível questionar na Justiça a culpa da montadora. "Ela não deveria deixar nenhum acesso,
como pôr o estepe sob o carro."
Dois anos atrás, a Volkswagen foi condenada a indenizar
o dono de um Golf pelo conserto da fechadura e pela reposição do estepe e do toca-CDs
furtados, além de R$ 3.000 de
reparação por danos morais.
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