São Paulo, domingo, 09 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Duster antecipa dotes da futura picape Renault

Marca prevê 13 novidades até 2016; a maioria terá base do jipinho, que parte de R$ 51 mil

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A FOZ DO IGUAÇU

Nenhum outro nacional irá tirar do EcoSport o título de compacto mais revolucionário da década. Mesmo que o best-seller da Ford não passe de um Fiesta vitaminado que virou utilitário esportivo.
Mais robusto, o Duster chega como o primeiro jipinho acessível do mercado. Parte de R$ 50,9 mil -menos até que versões "aventureiras" de peruas, como a Fiat Palio.
Amplo espaço interno e porte avantajado são exclusividades do debutante da Renault, que, por este valor, oferece só ar-condicionado e direção hidráulica. Nem os para-choques vêm pintados.
Mas é possível acrescentar à morosa versão 1.6 16V "flex" (116 cv) itens de segurança e maquiagens que amenizam o visual brucutu do Duster.
"Esse aspecto musculoso agrada também às mulheres", acredita Frédéric Posez, diretor de marketing da marca.
Segundo o executivo, em dez anos, o segmento dos utilitários esportivos cresceu 16 vezes, fechando 2010 com 217 mil unidades vendidas.
Salto tão grande quanto o que se sente ao passar para a versão topo 2.0 16V "flex" (142 cv) com tração 4x4 e câmbio de seis marchas. Além do vigor, ela é a única a trazer a suspensão traseira multibraços -melhora a dinâmica do jipinho, que tende a pender como os automóveis de carroceria elevada.
Tanto essa versão do Duster como a 2.0 (4x2) automática saem por R$ 64,6 mil, completas. Só o revestimento de couro dos bancos é opcional.
Mas enquanto a Ford emplaca por mês 3.500 EcoSport (carro que será remodelado em 2012), a Renault prevê vender 2.500 Duster. Volume fundamental para que a marca passe dos atuais 6% para 8% de participação em 2016.

PLATAFORMA VERSÁTIL
"Até lá serão 13 novos produtos. Assim, cobriremos 90% do mercado", conta à Folha Carlos Ghosn, presidente mundial da empresa.
Entre as novidades estariam uma picape e um modelo familiar, ambos montados sobre a versátil plataforma de Duster, Sandero e Logan.

O jornalista viajou a convite da Renault, que cedeu o Duster para avaliação



Texto Anterior: Chevrolet Colorado chegará para substituir versões da picape S10
Próximo Texto: Veículos parados também precisam de manutenção
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.