São Paulo, domingo, 10 de fevereiro de 2008

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Cartas

Bancos do Fox podem cortar

"Meu Fox, comprado zero-quilômetro, veio com defeito nos bancos dianteiros. Eles têm rebarbas cortantes, que podem machucar. Depois de muitas idas à concessionária Terra, trocaram os bancos, mas por piores que os anteriores. No momento da troca, percebi que os novos bancos também tinham o defeito. Alertei a revenda, que colocou fita isolante nos pontos cortantes.
Foi constatado pelo gerente de serviço que esse problema é comum nos Fox. Para o departamento técnico da VW, isso é um pequeno problema."
Edson Alves de Macedo (Cajamar, SP)

Resposta da Volkswagen - "Foi agendada nova avaliação do carro, com a presença do representante regional. Após análise, será definido o atendimento. Em relação ao sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox, a VW reitera que sua operação é segura, bastando seguir o manual do proprietário.
Não se trata de caso de recall, mas, a partir da próxima semana, a VW oferecerá a instalação gratuita de uma peça que evita eventuais erros na operação."

Réplica do leitor - "Ainda espero o agendamento dessa avaliação com o representante. Há cinco meses busco uma solução."

Comentário de Idec e Procon - Os órgãos de defesa do consumidor notificaram, na quinta-feira, a VW a explicar o que acontece com o banco do Fox. A montadora deve responder nesta semana. O Idec já pediu a convocação de um recall, e o Procon (que não tem relato de consumidores) afirma que o manual do proprietário deve ser explícito em relação a um possível risco de acidente.

Fit parado na revenda
"No dia 1º de janeiro, meu Fit sofreu uma pane e foi para a oficina. Desde então, busco respostas e só consigo previsões de conserto para o dia seguinte. O carro, com 12 mil quilômetros, está com a bomba de combustível queimada e há nove dias parado na revenda. Embora o modelo seja muito bom, o serviço de pós-venda é péssimo porque ninguém consegue que a peça chegue à autorizada."
Priscilla Martinez Takemiya (São Paulo, SP)

Resposta da Honda - "O veículo foi reparado e entregue em perfeitas condições de uso à cliente, que confirmou o reparo."

EcoSport desassistido
"Em janeiro de 2007, viajava quando meu EcoSport perdeu a embreagem. Fui rebocado até a revenda Divem, em São João da Boa Vista, e paguei R$ 580 pelo serviço, pois disseram que o carro estava fora da garantia.
Em abril, ocorreu o mesmo problema, e o veículo foi rebocado à Frei Caneca. Solicitei, então, a garantia da peça à primeira autorizada, que prontamente me atendeu e disse que ela seria remetida pela Ford.
Seis meses depois, recebo uma cobrança bancária do serviço."
Luciano Oliveira (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "O carro foi atendido pela Frei Caneca, e o caso, resolvido."

Réplica do leitor - "Em audiência no Procon, foi acordado que pagaria R$ 270 pela peça. Não era o que esperava, mas concordei para me livrar do problema."

Civic cancelado
"Comprei um Civic LXS, no dia 4 de janeiro, na revenda André Ribeiro. Dei R$ 1.000 de sinal e meu Clio, avaliado em R$ 23,8 mil, como parte do pagamento. Um dia antes da entrega do carro, planejada para 9 de janeiro, confirmaram a chegada do Civic e disseram que eu poderia pagar o restante.
Após o depósito, soube que a venda havia sido cancelada. Argumentaram que meu carro, adquirido através de leilão, não seria aceito devido à sua procedência. Eu me senti humilhado, já que a revenda não tinha motivos para desfazer o negócio no dia da retirada do Civic."
Anderson Rodrigues Lima (São Paulo, SP)

Resposta da Honda - "O cliente não informou a procedência do carro durante a negociação de venda com a André Ribeiro."


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