São Paulo, domingo, 10 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

No Pratyko, motorista dirige sentado na cadeira de rodas

DE SÃO PAULO

Um grupo de técnicos em mecânica e informática de Santa Catarina resolveu criar um veículo ultracompacto que facilitasse a vida do amigo e cadeirante Márcio Henrique David.
Segundo ele, muitos motoristas deficientes precisam de ajuda para se acomodar ao volante e para embarcar a cadeira de rodas. No Pratyko, o condutor dirige sentado na própria cadeira e acelera com as mãos.
O protótipo, lançado em 2010, levou cerca de cinco anos para ser construído.
O carrinho usa motor de moto e peças "emprestadas" de picapes e até de caminhão, como as lanternas circulares. A velocidade máxima, segundo David, é de aproximadamente 60 km/h.
De sofisticado mesmo só o elevador e a (única) porta traseira. Ambos são comandados eletronicamente por um controle remoto. O veículo roda na pacata cidade de Correia Pinto, a 220 km de Florianópolis (SC).
O plano dos inventores agora é construí-lo em série a partir de 2014, na versão de dois lugares, cujo preço estimado será de R$ 30 mil.
(FN)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Como obter isenções fiscais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.