São Paulo, domingo, 10 de julho de 2011 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
Q3 chega em fevereiro por R$ 140 mil De apelo urbano, utilitário compacto da Audi é mais versátil que valente; seus principais rivais são BMW X1 e Volvo XC60 Avaliado na Suíça pela Folha, SUV se comporta como um hatch; lista de acessórios para o Brasil ainda não está definida FELIPE NÓBREGA ENVIADO ESPECIAL A ZURIQUE Em 2009, na apresentação do Q5, o comentário era que a Audi tinha feito uma cópia reduzida do jipão Q7 -burburinho ouvido agora no lançamento do Q3, só que de forma intensificada pela maior diferença de escala. O primeiro utilitário compacto da marca, no entanto, abre mão da valentia "fora-de-estrada" para priorizar o caráter urbano. Afinal, 95% dos donos de jipinhos nunca põem seus carros na lama. O Q3 chega ao Brasil em fevereiro. Todas as versões terão tração integral e suspensão traseira multibraços. A direção elétrica bastante direta confirma que a Audi quis fazer do pequeno utilitário um "hatch versátil". Montado sobre a mesma plataforma do VW Tiguan, mas com 180 kg a menos, o Q3 acaba se comportando melhor até que o A3 de tração dianteira -a redução de peso do jipinho foi uma das obsessões do projeto. Já em relação ao BMW X1 (150 cv), atual líder do segmento, o Audi parece ser mais disposto. Ao menos na avaliação de 150 km pelos arredores do lago Zurique, na Suíça. Mérito do câmbio de seis marchas com dupla embreagem e do motor 2.0 com injeção direta e turbo. ÁGIL NA CIDADE Os 175 cv não fazem milagre, mas garantem agilidade na cidade. Haverá também uma versão com o mesmo motor e 214 cv. Segundo a fábrica, o Q3 vai de 0 a 100 km/h em 8,2s, cerca de 2s mais rápido que o X1, que parte de R$ 120 mil. A Audi diz que o carro custará cerca de 15% a mais que o rival, ou seja, R$ 140 mil. Outro concorrente é o Volvo XC60, com um preço inicial de R$ 119,9 mil. Faróis de xenônio e LEDs serão itens de série no Q3, assim como o sistema start-stop (desliga temporariamente ao parar em um sinal, por exemplo). Até o ar-condicionado pode ter o funcionamento otimizado, tudo para economizar gasolina e poluir menos. O jornalista viajou a convite da Audi Texto Anterior: Baile à fantasia Próximo Texto: Venda de jipinhos 'premium' quase dobrou em 2011 Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |