|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Cola "fraca" da Volks não prende pontas de aerofólio
Oficinas de autorizadas já constataram defeito em Golf, Fox e novo Gol
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
As extremidades do aerofólio
dos carros da Volkswagen têm
se descolado com alguma frequência. Em casos extremos,
como em alta velocidade, a peça
pode se soltar por inteiro.
"Estava com meu Golf a cerca
de 110 km/h na estrada quando
o aerofólio traseiro original se
desprendeu do carro e saiu
voando. Por sorte, não vinha
um motoqueiro logo atrás",
conta o advogado Paulo Panhoza Neto, 32, dono de um hatchback 2007. O incidente ocorreu
na véspera de Natal.
Panhoza Neto reclama de
que a reposição da peça sumida
-que é pregada com cola, e não
com parafusos- vai custar algo
em torno de R$ 500. "Como
meu veículo tem mais de um
ano, acabou a garantia."
A Folha entrou em contato
com nove chefes de oficinas da
Volkswagen da capital. Oito deles disseram já ter feito algum
tipo de fixação reparadora no
aerofólio não só do Golf mas
também do novo Gol, do Fox e
de sua versão "aventureira".
Dois desses profissionais tinham ciência de algum caso de
descolamento total da peça,
ambos envolvendo o Golf.
Para Alcebíades Carmona,
chefe de oficina da Caraiga, esse tipo de acontecimento é raro, pelo menos na concessionária em que trabalha. "Creio que
atendemos dois carros com a
extremidade do aerofólio se
desprendendo. Por prevenção,
fazemos a checagem em todos
os veículos em revisão."
Quando é detectado o problema, segundo os mecânicos,
o acessório é retirado, e uma
nova camada de cola é aplicada.
Entre os atuais modelos da
Volkswagen que saem com o
aerofólio original de fábrica estão o Fox Extreme, o CrossFox,
o Golf GTi e o Golf GT, todos de
apelo esportivo.
(FELIPE NÓBREGA)
Texto Anterior: Frases Próximo Texto: Outro lado: VW diz estar averiguando um único caso Índice
|