São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 2007

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Carros artísticos

Fotos vendidas por mais de R$ 4.000 captam a "alma" dos veículos

FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Não, não preciso de ti como do ar que respiro." A frase, de autoria do poeta Mário Margutti, seria apenas mais uma citação romântica se não tivesse sido "dita" por um Pegaso 1956.
No livro "Ultrapassagens" (Camera Books, 2006), da fotógrafa Cristina Oldemburg, os carros viram arte por trás das câmeras. Na Europa e nos Estados Unidos, uma foto que misture arte e amor por carros pode custar mais de R$ 4.000.
Na Califórnia, por exemplo, centros de fotografia de estado-da-arte, como o Miad Design, fundado há 32 anos, promovem cursos para estreantes de fotografia, além de exposições nos principais salões de automóveis dos Estados Unidos.
Mike Bischetsrieder, fundador do Miad, conta que é preciso entender a "alma" dos carros para fotografá-los. "A boa foto capta a essência do veículo, e não apenas sua função como meio de transporte", afirma.
Dependendo da complexidade do trabalho -e isso inclui luz artificial, locações e objetivo da foto-, uma única pose atinge US$ 1.825 (R$ 3.825), segundo Bischetsrieder.
Na Europa, a chamada fotografia de arte fina também tem mercado cativo entre os entusiastas das quatro rodas. A inglesa F. Cornish, por exemplo, expõe fotos de carros antigos pelo Reino Unido e as vende pelo preço médio de 450 libras (R$ 1.848). Mas já chegou a cobrar 1.000 libras (R$ 4.100) pelo detalhe da silhueta de um Ferrari Dino 1969 vendido a um colecionador galês.

Jóias e adereços
O fotógrafo free-lancer Webb Bland também busca na arte a inspiração para suas fotos. Mesmo com carros mais modernos, como o Nissan 350Z, Bland procura "brincar" com as luzes natural e artificial.
No Brasil, a fotografia fina de carros ainda é pouco difundida. Ainda assim, Cristina Oldemburg diz que "o brasileiro está descobrindo a fotografia de carros como arte". Em 70 fotos clicadas nos últimos dez anos, ela conta que busca um olhar feminino sobre o automóvel, hobby basicamente masculino.
"Quero mostrar o carro como objeto de arte, seus adereços, suas jóias", afirma Oldemburg, que faz fotos ao ar livre. "Busco detalhes que qualquer um pode ver e se deliciar. Basta ser atento e apaixonado por carros."


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