São Paulo, domingo, 11 de abril de 2010

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Classic 2011 copia Corsa chinês aposentado

Reestilizado, sedã da GM mira "nova classe média" com opção de parcelas decrescentes no financiamento

DA REPORTAGEM LOCAL

Como se estivesse no filme "O Curioso Caso de Benjamin Button", o Classic quer ganhar ar mais jovem à medida que envelhece. Mas, no caso do sedã da Chevrolet, o protagonista Brad Pitt, no final, fica a cara do colega chinês Jackie Chan.
Sem ganhar mudanças estéticas significativas desde seu lançamento, em 1995, o Classic toma para si o visual -e o ferramental de produção- do aposentado Corsa chinês, o Sail.
Com para-choques, faróis e lanternas "orientais", o modelo nacional perde harmonia, mas detalhes como a grade cromada dão um toque requintado.
Até um pseudocomputador de bordo pode vir incorporado ao rádio (sem toca-CDs), que avisa quando há portas abertas.
Mesmo R$ 500 mais caro do que o modelo anterior -comparando os preços com incidência de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)-, o Classic 1.0 (78 cv) continua sendo o sedã mais barato.
Por R$ 28,3 mil, seu trunfo é o bagageiro -bem maior que o dos hatches "populares".
Quem passou a liderar o segmento, porém, foi o Fiat Siena (R$ 29.470), que emplacou, no primeiro trimestre, 31.029 unidades ante 26.158 do Classic.
A arma da GM é a inédita opção de financiamento com prestações decrescentes. "Foca o consumidor que emergiu para a classe média [subiu de 45% para 49% da população no último ano]", diz Gustavo Colossi, diretor de marketing da GM.
Em simulação feita pela marca, no plano de 60 meses com entrada de 40%, a última parcela sairia por R$ 291, quase metade da primeira (R$ 510).
A ideia é compensar o custo de manutenção, que costuma aumentar conforme o uso e a idade do carro. (FELIPE NÓBREGA)


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