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Solstice faz americano esperar 6 meses por 0-km
Com teto de lona, conversível da Pontiac custa a partir de R$ 46 mil
DO ENVIADO ESPECIAL A INDAIATUBA
A indústria automobilística
americana tem apelado ao passado para recuperar vendas.
Basta ver o desenho dos atuais
Chevrolet Corvette e Ford
Mustang. Outro exemplo é o
Pontiac Solstice, que se inspira
nos conversíveis tradicionais.
Seu sucesso foi imediato. O
Solstice foi lançado em 15 de
abril de 2005 e ainda há uma fila de espera de seis meses pelo
roadster (conversível de dois
lugares). O segredo é o preço:
nos Estados Unidos, único país
onde é vendido, custa a partir
de US$ 20.490 (R$ 46 mil). Pode chegar a US$ 27.590.
Claro que houve um esforço
do departamento de marketing
da fábrica. As primeiras mil
unidades foram comercializadas numa promoção durante a
versão americana do programa
"O Aprendiz". Todos os carros
foram vendidos em 41 minutos,
com pedidos em mais de 650
revendas. Outras 4.000 pessoas
ficaram na fila de espera.
Apresentado como conceito
em 2002, o projeto do Solstice
foi feito em apenas quatro meses. A tração é traseira, e o capô
se abre para a frente. Para que o
preço permanecesse baixo, a
fábrica adotou um teto recolhido manualmente. Com ele fechado, o modelo não tem a forma de um cupê, o que é comum
nos conversíveis de hoje.
Ainda que pareça um contra-senso para o mercado norte-americano, o Solstice é equipado com câmbio manual. Ele faz
parceria com um motor 2.4
com quatro cilindros em linha.
São 172 cavalos e 23,5 kgfm. Os
números oficiais revelam que
sua aceleração até 100 km/h
acontece em 7,2 segundos.
O Solstice agradou tanto que
a General Motors, dona da Pontiac, resolveu vendê-lo com o
logotipo de outra marca. O Saturn Sky é idêntico ao original.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
O carro foi cedido para avaliação pela montadora
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