|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
AGILE DE CABO A RABO
Agile 1.4 anda como Polo 1.6 e dá banho no Fox 1.0, seu arquirrival
Motor VHC-E da Chevrolet também é econômico com álcool ou com gasolina
DO ENVIADO ESPECIAL A MENDOZA
Assim como no futebol, há ligeira diferença entre brasileiros e argentinos. Se o motor do
Chevrolet Agile dos "hermanos" parece um pouco lento, o
1.4 "flex" (até 102 cv) que virá
para o Brasil está classificado
para qualquer disputa.
No teste Folha-Mauá, o Agile (lê-se Ágile, de agilidade) justifica o nome. O hatch com álcool vai de 0 a 100 km/h em
13,2s -exatamente o mesmo
tempo que o Volkswagen Polo
1.6, testado em agosto, e até 4s
mais rápido que o Fox 1.0.
De 80 km/h a 120 km/h, o
Chevrolet leva 16s. Outra vantagem do motor VHC-E é o
equilíbrio entre os números
com álcool e com gasolina.
Em velocidades mais elevadas, porém, o ruído na cabine
incomoda, e o isolamento acústico deixa a desejar.
Já o consumo de combustível merece elogio. Com gasolina, faz 14,5 km/l na estrada
-quase o mesmo que o rival
Fox 1.0 (15 km/l).
Mesmo com o centro de gravidade elevado (suspensão e teto altos), o acerto de chassi privilegia o conforto sem perder a
boa capacidade de fazer curvas.
Nas frenagens, a frente afunda demais, mas o freio ABS opcional -como o airbag- ajuda.
O câmbio de engates curtos e
precisos dá conta do recado, e a
posição elevada de guiar aumenta a sensação de controle.
Surfe
O porta-malas tem 327 litros
-67 litros a mais que o do Fox.
O Agile ainda pode ter o banco
do passageiro rebatido para
acomodar prancha de surfe.
Se faltavam porta-copos ao
Celta e ao Prisma, arrumaram
27 porta-objetos para o Agile,
incluindo um para aparelhos de
GPS no alto do console.
Apesar dos predicados, o modelo chega às revendas na próxima semana com a tímida meta de vendas de 3.500 unidades
por mês -em setembro, a VW
emplacou 10 mil Fox, que será
reestilizado em novembro.
O projeto Viva, do Agile, ainda terá uma versão sedã e uma
picape em 2010.
(RICARDO RIBEIRO)
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
Texto Anterior: Agile de cabo a rabo Próximo Texto: Salão Duas Rodas Índice
|