São Paulo, domingo, 11 de novembro de 2007

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Cartas

Falta de cartão impede carro-reserva

"Meu Focus, comprado em 19 de outubro, já apresentou problema três vezes no bico injetor. Pedi um carro-reserva e soube que não tinha direito por não ter cartão de crédito."
Lais Engler Daolio (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "O assunto foi devidamente solucionado com o reparo do veículo pela concessionária Sonnervig."

Réplica da leitora - "Eu recusei entregar meu cartão de crédito para a Ford locar um carro-reserva para substituir meu carro novo. Durante os dias em que o Focus ficou na autorizada para reparos, eu fiquei sem carro."

307 atípico
"Meu 307 tem tantos problemas que até o atendente da Peugeot reconhece que a quantidade é atípica. Então concluo que o carro está fora do padrão e que não deveria ser vendido. O primeiro problema é no câmbio. Olhando a peça substituída, eu só posso concluir que, na primeira vez em que reclamei do problema, a revenda simplesmente colocou o cabo no lugar e disse não ter nada de errado com o carro, porém o "ajuste" não durou muito. Além disso, o carro parou três vezes na marginal Pinheiros devido à temperatura elevada e ao acendimento do "stop" no painel. Isso sem falar em problemas como perda de potência, acionamento dos vidros, falta de alinhamento das portas e barulho interno."
Elton Luiz Rabello (São Paulo, SP)

Resposta da Peugeot - "A concessionária Pavillon identificou a necessidade de substituir uma peça. Os reparos foram executados em garantia, e o veículo foi entregue em ordem, conforme confirmado com o cliente em 22 de outubro."

Réplica do leitor - "O que solicito da Peugeot é um carro com a qualidade dela, e não o que me vendeu. Quero a troca que acredito ter direito."

Gol ganha defeitos
"Há um ano venho relatando à Volkswagen os problemas que tenho com meu Gol 1.0, comprado na concessionária Original. No mês passado, levei novamente o carro para reparo no painel. Recebi-o com defeito no alarme e com vidros que sobem e, após minutos, abaixam sozinhos. Além disso, o da porta do passageiro enrosca nas laterais e faz barulho. Os defeitos não acabam aí: o LED da tomada não acende; há um emaranhado de fios soltos na caixa de fusível; os terminais do alarme e dos sensores também estão soltos, visíveis, pendurados sobre os pedais. Na ocasião, observei ainda que os funcionários da revenda riscaram a parte inferior do painel, abaixo do volante. Desde a primeira semana de uso, meu Gol tem inúmeros problemas, que nunca foram solucionados definitivamente. Eles consertam um defeito, e o carro sai da revenda com outro."
Gilberto do Prado (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "A Original ficou de manter contato com o cliente para agendar uma avaliação no veículo, oportunidade em que serão adotados os procedimentos necessários à solução do caso."

Réplica do leitor - "Levei meu Gol nesta semana à Original. Mas não acredito mais que eles vão se empenhar para tentar solucionar definitivamente todos os problemas do carro."

Palio usado
"Comprei na M5 Multimarcas um Palio 1999, que quebrou várias vezes durante a garantia. Levei a uma oficina credenciada pela Fiat, mas o responsável informou que não tinha nenhuma ordem da concessionária para efetuar o conserto. O reparo foi feito por minha conta. Agora, a concessionária se recusa me ressarcir."
Donalia Toledo P. Martins (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "Por o veículo ter sido adquirido de terceiros, usado, sem garantia nem passagens pela rede autorizada, não podemos oferecer serviços sem ônus ao atual proprietário."

Radiador do Mille
"Ao retirar meu Mille da garagem, minha mulher notou uma poça d'água misturada com aditivo. Pensei que era radiador furado, então, com a garantia vencida há dois meses, levei o carro ao meu mecânico para checar o problema. Foi constatado que tinha estourado o selo traseiro do motor. O conserto ficou em R$ 320. Reclamei para a Fiat: como pode um carro 2006, retirado zero-quilômetro da revenda, ter esse defeito, que pode acontecer se não for colocado aditivo no radiador -o do meu carro ainda era o da fábrica. Por meio da concessionária, a Fiat avisou que não reembolsaria o conserto, pois eu havia levado o carro a um particular."
Alexandre Sanches Paiva (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O veículo se descaracterizou após ter sido reparado fora da rede autorizada, o que impossibilita identificar a origem do inconveniente e consertá-lo sem ônus."


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