São Paulo, domingo, 12 de maio de 2002

Texto Anterior | Índice

TIRA DÚVIDAS

Aditivo para óleo mais prejudica que ajuda

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Esqueça os aditivos para óleo que costumam ser oferecidos principalmente em postos de combustíveis. São inúteis e só fazem o motorista gastar dinheiro.
"Os óleos de última geração já são aditivados. Por isso não há necessidade de usar outros produtos", explica Mauro Noronha, chefe do setor de lubrificantes da Petrobras Distribuidora.
Gaston Schweizer, consultor técnico de montadoras da Shell, afirma que os aditivos interferem na química original dos lubrificantes, piorando seu desempenho e até mesmo diluindo-os. "Testes mostram que eles não trazem melhora nenhuma."
Além disso, os aditivos costumam não se misturar -ou só fazê-lo parcialmente- com o óleo.
O melhor é seguir as recomendações do manual do fabricante, observando as recomendações de qualidade e viscosidade. Também verifique periodicamente o nível. Se preciso, reponha com a mesma marca. Nunca misture óleo sintético com mineral. (JAA)


Texto Anterior: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.