São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2010

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CARTAS

Peças do City
"Meu City 2010 está na concessionária Benicar desde o dia 16 de junho para reparos de funilaria, mas as peças ainda não chegaram. Já reclamei nos serviços de atendimento ao cliente da empresa, mas parece que a prioridade da montadora é a fabricação de veículos, e não o fornecimento de peças de reposição. A autorizada também é culpada porque levaram 13 dias para fazer o primeiro pedido das peças. Há mais clientes nessa situação, e a oficina aparenta estar lotada."
LUIZ CARLOS DE ALMEIDA (Campinas, SP)

Resposta da Honda - "O veículo sofreu danos de média monta, sendo necessária a troca de diversos componentes. As peças foram disponibilizadas à concessionária, e o veículo, consertado." Réplica do leitor - "Esperei 65 dias pelo reparo."

Saveiro atrasada
"Adquiri uma Saveiro em junho, na Amazon, com entrega prevista para o dia 15 do mesmo mês. Na data combinada, o vendedor disse que a programação havia sido alterada, sem explicar a razão. Liguei para a Volkswagen. Primeiro, não localizaram o pedido. Depois, disseram que o carro ainda estava sendo fabricado. No dia 27 de julho, registrei reclamação no Procon, mas nada foi resolvido."
ANDERSON ROSA (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Informamos que foi resolvida a solicitação do cliente."

Réplica do leitor - "Ainda não recebi o carro e vou ter de esperar mais 45 dias."

Ford sem licença
"Em dezembro de 2009, comprei um carro seminovo na Frei Caneca. Ficou acertado que a transferência dos documentos seria feita pela concessionária, e paguei R$ 1.000 pelo serviço. O prazo legal de 30 dias acabou e a documentação não foi feita. Não consegui fazer o licenciamento, que venceu. Não posso rodar."
JOÃO EVANGELISTA (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "Entramos em contato com o cliente e com a Frei Caneca e acompanharemos o caso até a solução."

Ar da Livina
"Tenho uma Livina 2010 que apresentou defeito no ar-condicionado e a revenda trocou o compressor. Depois de um mês, o sistema parou novamente. Retornei à Itavema no dia 12 de julho e disseram que devolveriam o carro reparado no dia seguinte. Depois disseram que não há a mangueira em estoque. Se a Nissan não tiver, pode demorar mais de um mês para chegar."
RICARDO PEREIRA (São Paulo, SP)

Resposta da Nissan - "Informamos que o veículo foi reparado e entregue ao cliente."

Réplica do leitor - "Esperei 20 dias pela peça e mais de um mês pelos reparos."

Anúncio da Fiat
"Constatei que alguns anúncios da Fiat são enganosos porque recebo o jornal no sábado, ligo para a concessionária e informam que o modelo anunciado já não existe mais. Tentam empurrar outro de maior valor. Tenho ligado antes porque já caí na besteira de ir à concessionária às 9h e recebi a informação de que só havia quatro unidades do carro anunciado e que elas já haviam sido vendidas. No dia 22 de julho, li um anúncio do novo Uno. Liguei para a Itavema e o vendedor disse que o anúncio estava errado. Nas linhas pequenas constava que a autorizada teria o direito de corrigir o preço. Liguei para a Fiat e disseram que a responsabilidade pelo anúncio é da revenda."
TADAO YAMASHITA (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "Quando o consumidor se interessar por um produto, solicitamos que ligue para 0800-707 1000. O cliente será direcionado à autorizada mais próxima de sua casa."


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