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À noite, óculos com lentes amarelas têm eficiência restrita
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Se, durante o dia, os óculos
com lentes especiais podem
ajudar o motorista, à noite, sua
eficiência é restrita. Em geral,
esses modelos -que prometem
alívio no período noturno- só
funcionam como um filtro, melhorando o contraste com a
luz amarela, a mais comum.
"Esses óculos dão a falsa impressão de enxergar melhor.
Sob luz amarela, eles até ajudam, mas diminuem o contraste onde não há iluminação", diz
Luis Alberto Vieira de Carvalho, físico e coordenador do Laboratório de Óptica Oftálmica
da Universidade de São Paulo.
Os óculos de lentes amareladas, segundo ele, não chegam a
ser nocivos à saúde, mas também não contribuem para a redução de acidentes de trânsito.
João Edward Soranz Filho,
oftalmologista e professor da
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, não recomenda esse tipo de óculos para pacientes incomodados em dirigir à noite: "Nesses casos, é melhor conferir a necessidade de
uso de óculos de grau -ou a
atualização das lentes- e evitar
guiar em vias pouco iluminadas
por um tempo prolongado".
Outra dica, diz o oftalmologista, é não fixar o olhar no farol
de carros que vêm em sentido
oposto. O mais indicado é alternar o foco de visão entre a estrada e o acostamento. É importante também manter vidros limpos e faróis regulados.
As lâmpadas de xenônio
-usadas em carros de luxo ou
vendidas como acessório-
reduzem o desconforto dos
outros motoristas, explica o físico. "A luz azulada reflete bastante, provocando menos irritação no olho do que a amarela
ou a vermelha, usada em lâmpadas comuns de halogênio."
Além de incomodar os outros
motoristas, o uso de farol alto
em vias iluminadas é proibido,
diz o artigo 224 do Código de
Trânsito Brasileiro. A infração
é leve e soma três pontos na
carteira de habilitação. A multa
é de R$ 53,20.
(DA)
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