São Paulo, Domingo, 12 de Dezembro de 1999


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CARTAS

  ""Tenho uma Ranger XLT, adquirida em outubro do ano passado, na Disbauto. Em julho, sofri um capotamento com esse veículo. A partir daí, começaram os meus problemas.
O auxílio gratuito do programa de assistência da montadora foi negado. Perdi o controle do carro após uma redução brusca de velocidade, sem acionamento dos freios, motivo pelo qual imaginei que houve uma pane mecânica.
Consegui colocar o carro em movimento e notei que a tração 4x4 estava acionada, mas não consegui desativá-la. Solicitei esclarecimentos à Ford, em agosto, e até hoje não recebi nenhuma explicação. O carro está há 63 dias parado, sem previsão de entrega."
Wilson Toshihiko Otsuka (São Paulo, SP)

Resposta
A Ford disse que as questões apontadas pelo cliente já foram solucionadas.

  ""A resposta da Fiat em relação à minha reclamação, de 26 de setembro (Siena ELX 1.6, ano 99), deixa em dúvida o problema que ocorreu no carro. Por isso, quero informar que o defeito foi detectado há mais de dois meses, na revenda Asti, e resolvido após terem trocado uma peça.
Isso aconteceu sem nenhuma intervenção da montadora, que parece não ter controle do seu serviço de garantia e deixa a desejar no atendimento ao cliente. Em momento algum ela me contatou para verificar qual era a situação do veículo."
Cezar Muccillo (Barueri, SP)

Resposta
A Fiat disse que a concessionária Asti efetuou, no dia 1º de setembro, a substituição da central de injeção eletrônica e que restituiu o veículo ao cliente no dia 3. Segundo a montadora, no dia 8 de outubro, houve um contato com o cliente, que confirmou o reparo.

  ""Tenho um Corsa MPFI, ano 96, com 47.000 km rodados. Gostaria de saber qual é o melhor óleo para o motor desse carro."
Fábio Parizotto Piccinin (São Paulo, SP)

Resposta
Segundo a General Motors, não é necessário o uso de óleo sintético. O manual do modelo estabelece óleos de classificação API SF, SG ou SH, de viscosidade SAE15W40, 20W40 ou 20W50.

  ""Gostaria de saber se a mistura de querosene na gasolina do carro estraga o motor."
Inacio Alvarenga Neto (Ribeirão Preto, SP)

Resposta
Segundo o mecânico Luiz Yoshimura, essa mistura é totalmente desaconselhável, devido à grande diferença entre os dois produtos -a densidade, a octanagem e o poder energético, por exemplo.
Com certeza, afirma Yoshimura, a utilização do querosene misturado à gasolina trará danos ao motor e ao catalisador, além de ocasionar alguns problemas de dirigibilidade.


Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, ou a veiculos@uol.com.br. Não atenderemos a mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Coloque nome, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido.



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