São Paulo, domingo, 13 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEDÃS

Agora com propulsor de 103 cavalos, o modelo da Ford chega a 100 km/h depois de Toyota Corolla e Honda Civic

Com motor 1.6, Focus é mais lento que concorrentes

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Seis meses depois de substituir o motor 1.8 pelo 1.6 do Focus hatch, a Ford fez a mesma troca no sedã. O modelo mantém a boa dirigibilidade, mas ficou mais lento que seus principais concorrentes: Toyota Corolla 1.6 e Honda Civic 1.7.
O Focus levou 12,45s para atingir 100 km/h -na média, dois segundos a mais que os nipônicos. O Corolla é o mais rápido, com 10,12s, seguido de perto pelo Civic (10,66s). O Ford sem porta-malas saliente precisa de 12,27s.
O Corolla segue na frente quando está em jogo a retomada. Para ir de 40 a 80 km/h, o motorista espera 7,80s. No Civic, são 8,31s. O motor feito em Taubaté (130 km a nordeste de São Paulo) e exportado para a Argentina faz o Focus cumprir a mesma prova em 8,52s.
Toyota e Honda têm conquistado pelo câmbio automático. Essa transmissão só pode equipar o Focus 2.0. O 1.6 está disponível em uma única versão, a GLX. E aí começa a revanche da Ford.
O Focus vem bem equipado. De série tem ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, coluna de direção com ajuste de altura e travamento automático das portas. Todos esses equipamentos estão nos concorrentes, que ainda oferecem toca-CDs. Mas o Focus é mais barato. Custa R$ 43.150, contra R$ 44.698 do Corolla. O preço do Civic é R$ 47.915.
A economia, porém, não acompanha o motorista ao posto de combustível. Na cidade, o Focus é o mais "beberrão".
Sua média foi 10 km/l. Com a mesma quantidade de gasolina, o Civic percorre 800 m a mais, e o Corolla, 1,7 km.
Na estrada, quem mais gasta é o Civic, que faz 15,0 km/l. O Focus vem em seguida, com 15,5 km/l. O Corolla registrou 17,0 km/l. Na hora de carregar o carro, o Ford tem larga vantagem.
Seu porta-malas carrega 490 litros. No Toyota, a capacidade é de 437 litros, e o Honda pode levar apenas 402 litros.

Vendas
A Ford estima que o hatch e o sedã dividam as vendas igualmente. No acumulado de janeiro a maio, foram vendidos 5.716 Focus (com as duas carrocerias), contra 14.604 unidades do Corolla e 8.325 exemplares do Civic.
O motor 1.6 veio exatamente para alavancar as vendas do modelo de linhas new edge.
O motor 1.6 é o mesmo de Ka, Fiesta e EcoSport, mas aqui foi trabalhado para render mais que os 98 cv dos irmãos. (JAA)


Texto Anterior: Modimo: Protótipos também têm toque fashion
Próximo Texto: Ficha técnica: Ford Focus Sedan
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.