São Paulo, domingo, 13 de julho de 2008

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Cartas

Freio do Tucson

"Antes mesmo da primeira revisão, meu Tucson tinha um barulho no freio. Quando peguei o carro, o atendente disse que o problema fora resolvido. A solução durou dois dias, e o barulho voltou mais agudo. Fui informada de que havia mesmo um problema com a peça e que outros veículos tinham o mesmo ruído. Disseram que a limpeza não bastou e que era preciso trocar a lona, que estava em falta, mas deveria chegar em 15 dias. Esperei 30 dias. Mas o barulho voltou. Liguei para a revenda, e a resposta foi que veriam o que poderiam fazer, pois a peça, que não há em estoque, deveria ser trocada."
Ana Sofia Schmidt de Oliveira (São Paulo, SP)

Resposta da Caoa Hyundai - "Uma nova remessa da peça chegou da Coréia, e o carro da cliente voltará à revenda amanhã."

Réplica da leitora - "A única informação que recebi foi que serei avisada quando o novo lote de peças chegar ao Brasil."

Consumo do Palio

"Quando comprei um Palio zero-quilômetro, o vendedor da Itavema Barra Funda me disse que o carro fazia 12 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. O meu faz 7,5 km/l na cidade. Liguei para a revenda e fui muito mal atendida pelo supervisor. Procurei outras concessionárias para trocar de veículo, mas pagam muito menos do que meu carro vale."
Elaine Garbin (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "A Itavema contatou a cliente e esclareceu que o veículo não tem nenhum inconveniente. Salienta-se que a cliente abastece com álcool."

Réplica da leitora - "Eles me ligaram, mas não muda nada. É preciso dar atenção aos clientes também no pós-venda."

Rendimento do Astra

"Desde que comprei um Astra, em 31 de maio do ano passado, ele já voltou a diversas concessionárias da GM, mas ainda não houve solução para os problemas. Além do carro perder força constantemente, apresenta problemas elétricos. Não sei mais o que fazer com esse carro. Preciso de ajuda."
Alexandre Gonzales (São Paulo, SP)

Resposta da General Motors - "O serviço de atendimento tenta um contato com o cliente para definir a recondução do veículo a uma concessionária."

Réplica do leitor - "Já estive em diversas concessionárias, mas não resolvem os problemas."

Troca de óleo da Fiat

"Concordo com o leitor Luiz Pontual (Veículos, 15/6). A Fiat obriga a troca de óleo de carros novos com 7.500 km ou seis meses, o que ocorrer antes. Se, nesse período, o carro não tiver rodado 7.500 km, trocarão o óleo na marra. As concessionárias se recusam a carimbar o manual de revisões se não efetuamos a troca de óleo junto com a revisão periódica."
Almir Tamburu Júnior (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O óleo e o filtro de óleo devem ser substituídos a cada 7.500 km ou seis meses se o carro roda em estradas poeirentas, arenosas ou lamacentas, se o motor freqüentemente funciona em marcha lenta ou se ele não aquece completamente. Se nada disso ocorrer, a troca deverá ser a cada 15.000 km ou 12 meses."


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