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peças & acessórios
Após um século, porta-luvas troca função
Motorista não usa mais luva, mas guarda no espaço coisas úteis e inúteis; Fox é único nacional sem ele
FELIPE NÓBREGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
No início do século passado,
quando os carros ainda não dispunham de sistema de vedação
nem de aquecimento, os motoristas, no frio, precisavam guiar
de luvas. Daí nasceu a idéia de
criar um compartimento nos
automóveis para guardá-las.
Os carros evoluíram, os motoristas abandonaram a vestimenta, mas o porta-luvas sobrevive até hoje. Sua função,
porém, é bem diferente.
A atriz e dançarina Sheila
Mello, 29, é uma das que transformam o porta-luvas do carro
quase num segundo porta-malas. Dentro de seu Audi A3, carrega desde óculos de sol até garrafa de água, além de CDs, guia
de ruas e guloseimas. Sobra espaço até para fotos autografadas, que distribui aos fãs.
Para o cantor Falcão, 50, carro sem o compartimento não
presta. "Vendedor ambulante
adora me dar tranqueira. É calculadora, flor, boneca, luminária. Querem que eu pendure no
meu paletó", conta ele, dono de
uma Citroën Xsara Picasso.
Não é porque alguém é famoso que deixa de ter esquisitices
no porta-luvas. Hoje dono de
um Mercedes-Benz Classe M,
Denílson, 30, atacante do Palmeiras, confessa que carregava
a calcinha de uma namorada.
"Resolvi tirá-la depois que fui
parado numa blitz."
O taxista Anselmo Rocha, 38,
criou até um termo para o que
carrega. "Levo meu "kit balada",
com perfume, desodorante e
preservativo", diz o motorista
de uma Fiat Palio Weekend.
Mas não é só "inutilidade"
que habita os compartimentos.
Em carros mais sofisticados, há
iluminação, encaixe para o manual do proprietário e, cada vez
mais, conector para toca-MP3.
Igualmente cresce a opção de
o porta-luvas ser climatizado.
Nesse caso, os dutos devem ser
higienizados junto com o sistema de ar-condicionado -em
geral, a cada seis meses- para
evitar contaminações.
Mas não é difícil encontrar,
mesmo nos modelos mais simples, soluções interessantes para a peça, como repartições para caneta e o porta-copos.
Só prateleira
Os menores porta-luvas geralmente são os de automóveis
compactos equipados com ar-condicionado, já que o filtro de
ar rouba parte do espaço.
Mas há um compacto que
nem sequer tem o compartimento: o Volkswagen Fox. Ele
traz uma prateleira. Em compensação, existe uma gaveta
sob o banco do motorista.
Por e-mail, a Volkswagen diz
que "uma das grandes inovações do Fox é a localização do
porta-luvas. Por se tratar de
compartimento habitualmente
ocupado por documentos e manual do proprietário, ou ainda
por objetos que não se pretende mostrar e que não precisam
estar o tempo todo à mão, o
porta-luvas foi instalado numa
gaveta embaixo do assento".
A auditora Ana Beatriz del
Nero Masciotro, 27, arrumou
uma solução para a falta do porta-luvas no Fox. Por R$ 100,
comprou, na autorizada, uma
tampa para fechar a prateleira.
"A gaveta sob o banco do motorista é útil, mas pouco prática. Para tirar um lenço, é necessário parar o veículo", explica.
Apesar de porta-trecos espalhados pelo interior dos veículos, tecnicamente só aquele do
lado direito do painel e com
tampa é um porta-luvas, entende o mercado automobilístico.
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