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Fusca tem sua tradição narrada em almanaque
Livro conta curiosidades como o apelido de sapo na Islândia
Divulgação
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Exportado da Alemanha para os EUA a partir de 1949, o Fusca teve apenas duas unidades vendidas, mas a versão conversível o ajudou a ter sucesso
DA REDAÇÃO
É inegável a importância do
Volkswagen Fusca na história.
Desenvolvido por Ferdinand
Porsche com as características
técnicas ditadas por Adolf Hitler, o carro teve cerca de 22 milhões de unidades produzidas e
90 mil alterações, ainda que o
desenho tenha sido o mesmo.
Estrela de cinema e capa de disco, o Fusca celebra seu dia
mundial em 22 de junho.
Essas e outras curiosidades
compõem o "Almanaque do
Fusca", de Fábio Kataoka e
Portuga Tavares, que contam
não só a trajetória do Fusca
mas também as "histórias paralelas", como a rejeição da Rússia pelo modelo cuja produção
ainda sustenta o título de a
mais longa do mundo -o utilitário Kombi irá conquistá-lo.
Montado no Brasil desde
1953 -a produção com peças
alemãs começou num galpão
no Ipiranga (zona sul de São
Paulo)-, o Fusca chegou ao
país três anos antes. Eram 30
unidades, e a primeira foi comprada por Eduardo Andrea Matarazzo. E o nome só foi registrado pela VW no fim da década
de 60, já que o oficial era Sedan.
O "Almanaque do Fusca"
conta que as exportações do
carro deram tão certo (a receita
superou US$ 1 bilhão) que a
VW criou um departamento só
para elas. Os funcionários falavam ou escreviam 20 línguas.
Para mostrar a "evolução" do
Fusca, o livro apresenta, com
fotos, o Karmann-Guia, o "Zé
do Caixão" (Fusca com quatro
portas), a Variant, a Brasília, o
SP2, além de Gurgel e Puma,
que usavam partes do Besouro.
As propagandas também estão lá, mas legendas ajudariam
o leitor a se situar no tempo. De
qualquer forma, consultar o
"Almanaque" é um bom passatempo. Afinal, nada mais atual
que o Fusca: como diz o apresentador Cazé em depoimento
à publicação, "o Fusca é um
carro do povo, ao mesmo tempo em que se tornou moderno".
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
"ALMANAQUE DO FUSCA"
Fábio Kataoka e Portuga Tavares;
Ediouro; 200 páginas; R$ 39,90
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