São Paulo, Domingo, 14 de Fevereiro de 1999 |
Próximo Texto | Índice
Há 55 cavalos, R$ 14.166 e 16 equipamentos de série separando as versões básicas e topo do Fiat Marea O máximo o mínimo
HENRIQUE SKUJIS da Reportagem Local No topo, o Turbo. Na base, o SX. Entre um extremo e outro, o ELX e o HLX. Essas versões do Fiat Marea têm poucas diferenças do lado de fora, algumas por dentro, várias sob o capô e muitas no preço. Externamente, apenas uma olhada mais detalhada consegue diferenciar as quatro versões. As maçanetas, por exemplo, são pretas no SX e pintadas na cor do carro nas demais versões. O Turbo traz uma entrada de ar no capô, para facilitar o resfriamento do motor. O consumidor só começa a perceber as graduações ao pegar o volante e ao se divertir com o painel e com os controles disponíveis. Enquanto o SX tem, de série, apenas 2 dos 22 equipamentos selecionados pela Folha, o ELX tem 11, o HLX, 16, e o Turbo, 18 (veja quadro abaixo). Na versão SX, ar-condicionado, vidros elétricos e rádio e toca-fitas são apenas opcionais. A prova final das "divergências" entre as quatro versões vem quando o motorista vira a chave, engata a primeira e pisa no acelerador. Apesar de o motor ser o mesmo -cinco cilindros, 20 válvulas e 1.997,5 centímetros cúbicos (cc) de cilindrada-, alguns "truques" conseguem dar às versões do Marea comportamentos distintos. O SX -de 127 cv- tem desempenho mais comportado. O Turbo -de 182 cv- é mais agressivo. As versões ELX e HLX -de 142 cv- têm desempenho similar ao da SX (leia texto na página 6-5). Preço Com potência inferior, o Marea SX se enquadra em uma faixa de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) menor. Carros com até 127 cv pagam 25% de IPI. Acima dessa potência, a alíquota do imposto sobe para 30%. Mesmo assim, o Marea SX não é barato: R$ 27.582, contra R$ 32.375 do ELX, R$ 36.218 do HLX e R$ 41.748 do Turbo. Para aproximar o acabamento do SX ao da versão ELX, o consumidor precisa pagar mais R$ 3.329, elevando o preço para R$ 30.913, R$ 1.462 abaixo do preço do ELX. Mas não há como compensar os 15 cv a menos de potência. Próximo Texto: Maiores diferenças ficam sob o capô Índice |
|