São Paulo, domingo, 14 de março de 2010

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Golf 6 europeu pensa que é Audi A3

Candidato a "nacional", VW é tão refinado que faz sua 4ª geração à venda aqui parecer de museu

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A ALMERIA (ESPANHA)

Dizem que o número 13 dá azar, e o Golf brasileiro sabe disso. No ano em que completa seu 13º aniversário, o hatch médio da Volkswagen corre o risco de ter sua produção encerrada em São José dos Pinhais (PR).
Seu funeral, porém, terá clima de festa. A montadora planeja substituí-lo pela sexta geração europeia, cotada para ser feita também no México, o que possibilitaria a entrada no Brasil sem Imposto de Importação.
A Folha, após andar na versão "pré-candidata" 1.4 turbo (122 cv), ainda acelerou o nervoso Golf R 2.0 TFSI (270 cv) na Espanha. Ele é o único VW capaz de deixar um modelo similar da Audi para trás -no caso, o S3 (259 cv). As duas marcas compartilham plataformas.
Mandingas à parte, o Golf mantém o peculiar acerto dinâmico entre esportividade e conforto. Só que, na sexta geração, o trio suspensão, direção e chassi parece afinado com precisão de relojoeiro suíço.

Discrição evoluída
O câmbio de seis marchas com dupla embreagem é só a cereja do bolo, opcional, assim como a câmera instalada na traseira para facilitar manobras. As imagens são projetadas no painel, que, por sinal, tem desenho bastante sóbrio.
Discrição que segue pelo exterior, uma exigência do designer Walter De"Silva para que o carro evoluísse sem perder as largas colunas traseiras e os traços simples que o consagraram, em especial, na Europa.
Mesmo sem a ousadia de rivais como o Renault Mégane 3 europeu e o próprio Ford Focus argentino, o moderno Golf 6 certamente ajudará a resgatar o prestígio do segmento dos médios no país, que, como um todo, parou no tempo.
Tudo bem que o Astra ultrapassado (R$ 45,4 mil) ainda vende 2.200 unidades por mês. Mas, melhor olhar para o avançado Hyundai i30 (R$ 58 mil), que, desde janeiro, passou a ser o hatch mais emplacado do segmento (2.500 carros por mês).


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