São Paulo, domingo, 14 de março de 2010

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Cartas

Infiltração no Logan
"Em agosto de 2008, comprei um Logan. Seis meses depois, o carro começou a apresentar infiltração. Após a terceira visita à oficina, diagnosticaram ser um problema do ar-condicionado. Em janeiro, o problema reapareceu. Procurei um advogado, pois agora quero o meu dinheiro de volta."
Maria Cristina de Souza (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "A infiltração era proveniente do ar-condicionado, que estava com o duto deformado, impedindo o escoamento da água para fora do veículo. A concessionária fez a troca dos carpetes e a higienização dos bancos para evitar possível odor no habitáculo. Durante o reparo, a cliente esteve com um veículo-reserva."

Réplica da leitora - "O carro seria retirado na sexta-feira na R Motors, após quatro tentativas de conserto." Tucson trepidante "Em outubro, adquiri um Tucson, na Special Motors. O carro "ronca" e a caixa de marchas trepida. Na revisão dos 2.500 quilômetros, em janeiro, relatei o problema, e disseram que entrariam em contato com a fábrica para saber se haveria outros registros, mas, até hoje, não obtive retorno. Além disso, o para-brisa foi quebrado dentro da concessionária e o substituíram por um não original."
Sylvio Luiz Verssuti (Caraguatatuba, SP)

Resposta da Hyundai - "Alguns itens do veículo possuem uma garantia diferenciada. Os discos de freio e outros itens de desgaste natural têm garantia restritiva."

Corolla ziguezagueia
"Adquiri um Corolla, em novembro, na Caltabiano. Após três meses de uso, notei um comportamento anormal da direção. Após contornar curvas abertas a 110 km/h, é preciso aplicar pressão extra no volante para o sentido contrário, o que faz o veículo ziguezaguear."
Israel Fiais de Carvalho (São Paulo, SP)

Resposta da Toyota - "Foi feito o teste de rodagem no veículo junto com o cliente e nas condições descritas por ele, mas nenhuma desconformidade foi diagnosticada. O veículo está em condições normais de uso."

EcoSport na fila
"Em janeiro, comprei um EcoSport na Lemar. Depois de uma semana de uso, o carro começou a apresentar defeito no limpador de para-brisa, na trava elétrica e nos freios. Levei o jipinho à revenda em fevereiro, mas os problemas não foram solucionados. Agora tento agendar um horário na Caoa."
Antônio Rocha Neto (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "Esclarecemos que o pleito se encontra em andamento na autorizada Caoa, para que a questão mencionada seja solucionada."

Contrato da Volks
"Com um carnê de 30 prestações do meu carro para vencer, decidi quitar as dez últimas parcelas, mas o Banco Volkswagen não aceita essa transação. Apenas o pagamento de parcelas sequenciais. Indaguei se isso era legal, mas não souberam responder."
Henrique Dias (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "De acordo com a sexta cláusula do contrato de financiamento, informamos que, no caso de liquidação parcial do contrato, deverá ser observada a ordem direta e sequencial das prestações. Cabe ressaltar que, conforme faculta o Código de Defesa do Consumidor, o cliente poderá efetuar a antecipação de pagamentos de seu contrato a qualquer momento, desde que respeite as cláusulas contratuais pré-estabelecidas e acordadas entre as partes."

Direção do C3
"A direção do meu C3 apresenta comportamento estranho e ruídos há meses. Na revisão, a concessionária disse que não existia anomalia. No entanto, tempos depois, o volante ficou duro e o carro não fazia curvas. De volta à oficina, trocaram o chicote elétrico. Mas, no dia seguinte, o veículo parou de funcionar. Fui obrigada a arcar com o guincho que levou o carro mais uma vez à concessionária. Agora, dizem que o defeito está na caixa de direção. Por que não detectaram esse problema antes?"
Thais Helena Pereira Ferraro (São Paulo, SP)

Resposta da Citroën - "Foram realizados os reparos necessários como a substituição da caixa de direção e do calculador da caixa em cortesia da Citroën."


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