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São Paulo, domingo, 15 de junho de 2003

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AUTOMÁTICOS

Versão do modelo da Ford ganha em velocidade e retomada, mas é quase R$ 10 mil mais caro que o concorrente
Focus anda mais, Astra custa menos

Roberto Assunção/ Folha Imagem
Focus (esq.) e Astra, ambos hatchback com motor 2.0 e equipados com transição automática


ARMANDO PEREIRA FILHO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO

Carros hatchback lembram informalidade, despojamento. Câmbios automáticos induzem à seriedade, sobriedade. Difícil de se misturarem numa mesma máquina? Para a General Motors e a Ford, não.
As duas oferecem, entre seus modelos 2003 (lançados no fim do ano passado), o Astra Hatch CD e o Focus Hatch Ghia, ambos de quatro portas (o Astra também pode ter duas), motor 2.0 e transmissão automática. Esse tipo de câmbio é mais fácil de encontrar em sedãs, carros com porta-malas salientes, maiores e mais caros, para um público mais madura e, em tese, mais endinheirada.
Os modelos hatch do Focus e do Astra, como carros médios, são destinados a um público mais jovem. A Folha reuniu os dois veículos para uma comparação do resultado dessa mistura.
Os números, levantados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, mostram uma vantagem em desempenho para o Focus. Ele acelera e tem retomada de velocidade mais rápidas que o Astra. Faz de 0 a 100 km/h em 10,92s, enquanto o Astra gasta 11,65s.
No item conforto e segurança, no entanto, é o Astra que lidera. Um ponto importante a seu favor são os dois airbags laterais, nos bancos dianteiros. Outro detalhe é o piloto automático, que mantém a velocidade fixa, útil principalmente para viagens longas.


Mordomias
O Astra também apresenta algumas mordomias a mais para esquecidos e preguiçosos. Quando a porta é aberta, uma das janelas dianteiras desce poucos centímetros para aliviar a pressão do ar e facilitar o fechamento da porta. Feito isso, fecha-se sozinha.
Se o motorista esquecer de travar as portas, depois de rodar alguns metros, elas são trancadas automaticamente. Os retrovisores, antiofuscantes, escurecem-se quando recebem faróis altos.
O painel dos dois é equipado com computador de bordo, que presta informações como consumo e autonomia. Tanto no Focus quanto no Astra, os principais controles do sistema de som estão no volante. No Focus, o toca-CDs vem com viva-voz para celular.
Também no Focus, há bancos confortáveis, com apoio de cabeça em boa posição, mesmo para motoristas altos. A visão ampla igualmente é destaque.
O hatch da Ford é mais silencioso que o modelo da GM, quando está com os vidros fechados. Os dois carros dispõem de espaço suficiente na frente e atrás, considerando sua categoria compacta.


Aparência
Visualmente, o Focus experimenta mais, por fora e por dentro. Sua carroceria é marcante, assim como o painel com instrumentos grandes. Isso pode agradar a um perfil mais arrojado de usuário. Alguém mais contido talvez prefira o design tradicional do Astra.
No item câmbio automático, o Astra oferece a opção esportiva. Com um clique num botão, as marchas passam a ser trocadas em uma rotação mais elevada.
O Focus vem com sistema "overdrive". Ele entra em ação automaticamente quando o carro atinge velocidades mais altas. O "overdrive" pode ser desligado na alavanca. Serve para limitar a velocidade, por exemplo, na descida de uma serra.
Desempenho e mordomias à parte, o preço pode ser o fiel da balança na hora da escolha, e aqui a vantagem está para o Astra.
O Focus custa R$ 52.585 e o Astra, R$ 42.950. A Ford alega que o Focus tem vantagens por apresentar itens de conforto e tecnologia de série e que, no Astra, isso é opcional. Só que o preço do Astra já inclui os opcionais disponíveis no Focus. A Ford não soube explicar por que, mesmo assim, há essa diferença de valores.

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