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peças & acessórios
Regulagem grátis de farol evita multa
Asfalto ruim é a principal razão de luzes desreguladas, que rendem punição de R$ 128
ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A desatenção com a manutenção do sistema de iluminação do carro é uma infração
grave. No caso das motocicletas, que precisam circular com
os faróis acesos durante o dia e
à noite, passa a ser gravíssima.
Em outras palavras, o motorista pode ser multado em
R$ 127,69, ganhar cinco pontos
em seu prontuário e ter de sanar o problema no local onde
estiver. Caso contrário, corre o
risco de ter apreendido o CRLV
(Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).
O que poucos sabem, porém,
é que não custa nada estar dentro da lei. Muitos postos autorizados pelos fabricantes de lâmpadas fazem a regulagem gratuitamente. Cobram apenas o
valor das peças substituídas
-as originais custam R$ 10.
Segundo Rubens Paulo dos
Santos, dono de um posto autorizado da Cibié, o motorista só
costuma ir a uma oficina quando recebe uma notificação,
quando é insistentemente alertado por outros carros ou quando queima uma das lâmpadas.
"Por incrível que pareça,
muitos carros novos saem das
lojas com faróis desregulados."
Santos comenta ainda que apenas os faróis originais têm regulagem perfeita. "As lâmpadas
vendidas no mercado paralelo
nunca ficam perfeitas. Sempre
estão fora de foco ou com regulagem distorcida."
Gislaine Matano, supervisora de marketing da Valeo Cibié
Service, esclarece que, para
proporcionar uma visibilidade
correta e não ofuscar quem está
na direção contrária, é recomendada a verificação profissional a cada seis meses. Ela pode ser feita manualmente ou
através de alinhadores.
A regulagem precisa ocorrer
quando o motorista tiver dificuldade de visualizar buracos,
placas e até pedestres a uma
distância segura a tempo de
desviar. Diferença de brilho entre os faróis direito e esquerdo
também é sinal de problema.
Buracos
Carlos Alberto Leite, técnico
de iluminação da Arteb, explica
que a má qualidade do asfalto
-que faz o carro trepidar e vibrar em excesso- é a principal
causa de faróis desregulados.
"Trocar pneus, suspensão,
amortecedores e mola também
pode interferir no facho luminoso", acrescenta Leite. Sempre que uma lâmpada for trocada, o farol deverá ser regulado.
O excesso de peso na traseira
ou na dianteira do veículo é outro fator que acaba afetando a
direção do facho de luz.
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