São Paulo, domingo, 15 de julho de 2007

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peças & acessórios

Regulagem grátis de farol evita multa

Asfalto ruim é a principal razão de luzes desreguladas, que rendem punição de R$ 128

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A desatenção com a manutenção do sistema de iluminação do carro é uma infração grave. No caso das motocicletas, que precisam circular com os faróis acesos durante o dia e à noite, passa a ser gravíssima.
Em outras palavras, o motorista pode ser multado em R$ 127,69, ganhar cinco pontos em seu prontuário e ter de sanar o problema no local onde estiver. Caso contrário, corre o risco de ter apreendido o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).
O que poucos sabem, porém, é que não custa nada estar dentro da lei. Muitos postos autorizados pelos fabricantes de lâmpadas fazem a regulagem gratuitamente. Cobram apenas o valor das peças substituídas -as originais custam R$ 10.
Segundo Rubens Paulo dos Santos, dono de um posto autorizado da Cibié, o motorista só costuma ir a uma oficina quando recebe uma notificação, quando é insistentemente alertado por outros carros ou quando queima uma das lâmpadas.
"Por incrível que pareça, muitos carros novos saem das lojas com faróis desregulados." Santos comenta ainda que apenas os faróis originais têm regulagem perfeita. "As lâmpadas vendidas no mercado paralelo nunca ficam perfeitas. Sempre estão fora de foco ou com regulagem distorcida."
Gislaine Matano, supervisora de marketing da Valeo Cibié Service, esclarece que, para proporcionar uma visibilidade correta e não ofuscar quem está na direção contrária, é recomendada a verificação profissional a cada seis meses. Ela pode ser feita manualmente ou através de alinhadores.
A regulagem precisa ocorrer quando o motorista tiver dificuldade de visualizar buracos, placas e até pedestres a uma distância segura a tempo de desviar. Diferença de brilho entre os faróis direito e esquerdo também é sinal de problema.

Buracos
Carlos Alberto Leite, técnico de iluminação da Arteb, explica que a má qualidade do asfalto -que faz o carro trepidar e vibrar em excesso- é a principal causa de faróis desregulados.
"Trocar pneus, suspensão, amortecedores e mola também pode interferir no facho luminoso", acrescenta Leite. Sempre que uma lâmpada for trocada, o farol deverá ser regulado.
O excesso de peso na traseira ou na dianteira do veículo é outro fator que acaba afetando a direção do facho de luz.


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