São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEDÃ

Modelo acelera até 100 km/h em 6,01s, mas é mais lento que o Audi RS6

Com S-Type R, Jaguar ataca carros esportivos

PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
EDITORA DE SUPLEMENTOS

A Jaguar partiu para o ataque e não esconde onde quer colocar suas garras: nos mercados da Audi (RS6), da BMW (M5) e da Mercedes-Benz (E 55 AMG). Para isso, acaba de desembarcar no Brasil o S-Type R, o sedã mais potente já fabricado pela marca inglesa, lançado em janeiro no Salão de Detroit.
Equipado com um motor 4.2 V8, com compressor, de 400 cv e torque (força) de 56,4 kgfm -números semelhantes aos de um Ferrari 360 Modena-, basta pisar no acelerador para, em exatos 6,01s, ter o corpo colado ao banco e chegar aos 100 km/h.
Não é, porém, o carro mais rápido testado pela Folha e pelo Instituto Mauá: o RS6 precisou de apenas 4,88s. O E 55 AMG ainda não passou pela pista de testes, e a nova geração do M5 deve estrear aqui só em janeiro de 2005.
Mas é um dos melhores em retomada. Entre 40 e 80 km/h, são 4,11s -comparativamente, um Toyota Corolla 1.8 leva 6,01s. A mais lenta acontece em 7,91s (de 40 a 120 km/h). A avaliação foi feita com câmbio automático, que permite mudanças manuais.
O melhor do S-Type R é que ele se adapta bem a dois extremos de condução. Na estrada, oferece uma combinação que beira a perfeição: motor potente, suspensão "inteligente", freios de competição e rodas de 18 polegadas. Na cidade, esbanja conforto, com destaque para os assentos ajustados eletricamente em 16 posições.
Como toda novidade, o S-Type R não passa despercebido nas ruas. Apesar de não haver grandes mudanças externas em relação ao modelo lançado em 1999 -a grade frontal, em tela de aço, e os faróis duplos são os diferenciais-, o visual do Jaguar S-Type ainda é seu principal chamariz para os compradores.
"É um carro para superentendidos que curtem uma grife", resume Carlos Biekarck, diretor da Jaguar. Das 20 unidades previstas para este ano, 4 já foram vendidas, ao preço de R$ 440 mil. O Mercedes-Benz E 55 AMG custa US$ 184 mil, e o Audi RS6, R$ 465,8 mil. Os compradores, segundo ele, "têm de 35 a 60 anos".
Também acabam de chegar ao território brasileiro as versões 3.0 V6 (R$ 320 mil) e 4.2 V8 (R$ 360 mil), que trazem todas as inovações da R, incluindo o câmbio automático de seis marchas, mas com motores de "apenas" 240 cv e 300 cv, respectivamente.

FICHA TÉCNICA
Jaguar S-Type R

Motor: dianteiro, longitudinal, V8 (oito cilindros em "V), 32 válvulas, 4.196 cm3 de cilindrada
Potência: 400 cv a 6.100 rpm
Torque: 56,4 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio: automático, de seis velocidades
Suspensão: independente nas quatro rodas
Freios: Brembo, com pinças de quatro pistões
Dimensões: 4,91 m de comprimento; 2,06 m de largura; 1,42 m de altura; 2,91 m de entreeixos
Porta-malas: 400 litros
Tanque: 69,5 litros
Peso: 1.800 kg
Preço: R$ 440 mil


Texto Anterior: Legislação: Suspensa proibição de pneu recapado em moto
Próximo Texto: Fora-de-estrada: Outback quer dar ar sofisticado à Subaru
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.