UOL


São Paulo, domingo, 16 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

Deficiente físico
"Tive paralisia infantil e possuo uma atrofia parcial na perna esquerda. Sou habilitado para dirigir veículos hidramáticos. Assim, gostaria de saber se existe no mercado algum carro "popular" com câmbio automático e no máximo cinco anos de fabricação. Quero saber também se alguma montadora lançou no ano passado veículo assim."
João Batista de Campos (São Paulo, SP)

Resposta - Para ter direito a isenções de impostos na compra de um carro, o deficiente não pode obter outro veículo com os mesmos benefícios em um prazo inferior a três anos, o veículo tem de ser nacional ou feito no Mercosul, ter no máximo 127 cavalos e é necessário um laudo de perícia médica do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). A Renault enviou ao leitor dados sobre o Laguna, a Scénic e o Mégane, que se enquadram nos pré-requisitos. A Volkswagen produz o Golf, o Bora e o Passat com transmissão automática. As revendas fazem as adaptações na Parati e no Gol. A Ford tem o Focus e o Mondeo automáticos. A General Motors fabrica o Corsa Sedan e o hatch com Autoclutch (sistema de embreagem eletrônica) e ainda tem em linha o Astra, o Vectra, a Zafira e o Blazer com câmbio automático. A Fiat tem o programa Autonomy para a família Palio e o Stilo. O Marea é oferecido com câmbio automático. Outros automóveis produzidos no Brasil e que podem sair de fábrica com o sistema de transmissão automática são Honda Civic, Toyota Corolla, Mercedes-Benz Classe A e Audi A3.

Clio usado sem revisão
"Em setembro do ano passado, adquiri um Clio HTR usado, na autorizada Grand Brasil. Logo depois, o indicador de injeção do painel permanecia aceso mesmo depois de o motor funcionar. O mecânico responsável me disse que não tinha a peça para substituir e que ligaria em breve. Segundo a revenda, a colocação foi feita e, aparentemente, o defeito tinha desaparecido. No dia seguinte, reapareceu."
Renato José Pecora (São Paulo, SP)

Resposta - A Renault diz que informou o cliente de que a peça necessária está na Grand Brasil.

Infeliz proprietária de Scénic
"Sou dona de uma Scénic, adquirida em julho do ano passado. Com apenas cinco dias, o carro apresentou problema. Às vezes, ao ligar o veículo, uma luz no painel pisca rapidamente e não é possível dar a partida. A autorizada Grand Brasil alegou que o problema não se manifestou na oficina, porém por duas vezes solicitei assistência técnica em minha residência, e o mecânico da Renault constatou a pane, mas declarou ser impossível fazer o veículo funcionar. Fui ao Procon e, depois de me devolver o carro com o mesmo defeito, a autorizada respondeu àquele órgão que o veículo foi reparado e examinado pela cliente que se deu por satisfeita. Mentira! Meu carro está pela sexta vez na oficina."
Carmen Del Corona Marcos (São Paulo, SP)

Resposta - A Renault diz que o veículo foi entregue em perfeitas condições no dia 31 de janeiro.
Réplica - A leitora afirma que o problema da falta de partida se manifesta nos dias um pouco mais frios. "Desde a entrega do carro, não ocorreu tempo úmido para eu ter certeza do conserto."

Veículos - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, fax 0/xx/11/3224-3362, e-mail veiculos@uol.com.br. Não serão consideradas mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Os documentos enviados devem incluir nome completo, endereço, telefone e, se possível, e-mail.


Texto Anterior: "Juro zero só de pai para filho"
Próximo Texto: Nacionais novos: Guia de Preços inclui novo Renault Clio
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.