São Paulo, domingo, 16 de março de 2008

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Cartas

Bancos do Fit
"Desde que peguei meu Fit na autorizada Forte -que instalou acessórios como banco de couro- ouço um rangido insuportável vindo do banco do passageiro. Pouco tempo depois da aquisição, retornei à revenda, mas a solução durou pouco. Na revisão dos 10 mil quilômetros, novamente solicitei o reparo. Sem sucesso. Há dois meses, voltei à Forte. Os técnicos dizem que o problema não é do banco, e os responsáveis pelo revestimento não identificam nenhum problema. Percebi que se limitam a "lubrificar" o mecanismo, o que faz o barulho cessar temporariamente. Contatei a Honda, que se isenta de qualquer responsabilidade. Ela diz não ter responsabilidade sobre acessórios colocados nas concessionárias! Ora, eu só escolhi os acessórios por causa da garantia de qualidade, avalizada pela marca que empresta o nome à loja -e paguei mais caro por isso!"
Claudia Abduch (São Paulo, SP)

Resposta da Honda - "O veículo foi reparado e entregue em perfeitas condições de uso, fato confirmado pela cliente. A Honda não vende banco de couro como acessório original do Fit."

Gol sem filtro
"Comprei, em dezembro, um Gol com ar-condicionado. Mas, até agora, nem o fabricante nem a concessionária conseguiram me responder se há necessidade de instalar o filtro de pólen. Ele não veio no veículo, porém há o suporte para ele."
Renata Aparecida Teixeira (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "O filtro de pólen não é item de série no Gol, mas o consumidor pode adquiri-lo nas autorizadas."

Documento do 206
"Durante a vistoria no meu 206 para transferir o documento, notou-se que o número gravado no motor do carro não batia com o do chassi. É um defeito de fábrica porque comprei o carro zero-quilômetro. Estou há quase dois meses tentando resolver esse problema. A Peugeot já me pediu a documentação duas vezes, mas não diz se está conseguindo solucionar o caso."
Vicente Almeida Costa (São Paulo, SP)

Resposta da Peugeot - "A carta com os dados necessários e a documentação exigida pelo Detran foram providenciadas. É importante frisar que o Detran fixa prazos para as regularizações. Tão logo seja emitido o protocolo da solicitação, o cliente será informado."

Cobrança indevida
"Comprei uma Idea na Venice, em agosto de 2007, e dei meu veículo como forma de pagamento. Porém a revenda ainda não fez a transferência. Além disso, na compra, paguei a documentação e a primeira parcela do IPVA da Idea. Mas, após dois meses, fui surpreendido com a cobrança do IPVA. A Venice acabou pagando o imposto, mas não a multa nem os juros decorrentes do atraso, que somam R$ 115."
Diego Fernandes (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "Os documentos em nome do cliente estão disponíveis para retirada."

Réplica do leitor - "Depois de muito desgaste, consegui que a revenda quitasse a dívida."

Ka demorado
"Desde janeiro, quando comprei um Ka na Mix Radial, espero uma resposta de quando ele chegará. O vendedor me disse que seria no fim de fevereiro; depois, passou para março. Soube que quem adquirir o modelo neste mês só irá recebê-lo depois de 180 dias."
Marina Petri (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "O Ka foi entregue num prazo acima do normal devido ao sucesso de venda, o que gerou desequilíbrio entre demanda e oferta."


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