São Paulo, domingo, 16 de dezembro de 2007

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peças & acessórios

Escapamento não deve ser soldado

Ruídos indicam furo na peça; aço inox dá vida útil de dois anos a mais que galvanizado

DO "AGORA"

De repente o motorista começa a ouvir um barulho estranho e contínuo vindo da parte de baixo do automóvel. O ruído é um ronco grave e alto, que indica o surgimento de um furo no escapamento.
É preciso trocar a peça rapidamente para evitar mais problemas. "Não é recomendado soldar partes do sistema de escapamento", diz Valdecir Rebelatto, gerente de engenharia e de qualidade da Mastra.
"A corrosão ocorre de dentro para fora. Quando um furo aparece, é porque a ferrugem já dominou todo o sistema."
Outro tipo de ruído aparece em forma de batidas ou arranhadas metálicas. É um sinal de que uma abraçadeira ou um coxim do sistema se rompeu e a tubulação está batendo na carroceria. As fábricas de autopeças recomendam a troca, embora vários mecânicos ofereçam consertos com solda.
Os escapamentos originais de fábrica são feitos de aço inox. No mercado de reposição, porém, os modelos mais comuns usam aço galvanizado, que é mais barato. A diferença, além do preço, está na durabilidade. Enquanto o modelo de inox dura até cinco anos, o galvanizado raramente passa de três anos.
Aliás, é preciso ficar atento à vida útil de outra peça, informação geralmente desprezada pelos motoristas. "O catalisador tem garantia de 80 mil quilômetros", diz Elvis Hugi, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Magneti Marelli.
O uso de combustíveis adulterados reduz a vida útil das peças, já que parte da gasolina ou do álcool escorre para o escapamento sem queimar e pega fogo dentro do catalisador. O calor derrete a cerâmica.
Quem só dirigir em percursos inferiores a 10 km estará sempre com o sistema frio e, com isso, a tubulação acumulará água -ela surge naturalmente, como produto da queima dentro do motor. O escapamento, ao esquentar, evapora a água, mas ela pode ficar retida se o motor for desligado frio.

Funções
O escapamento tem três funções. A primeira é retirar os gases do motor e direcioná-los para o ambiente, evitando que os passageiros os aspirem. Ele também reduz o nível de ruído e as emissões de poluentes.
Para fazer tudo isso, a peça se divide numa parte quente -do motor ao catalisador- e noutra fria, que envolve os silenciadores e vai até a ponteira embaixo do pára-choque traseiro.


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