São Paulo, domingo, 17 de maio de 1998

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TOPO DE LINHA
Carro, que lá tem o nome de Commodore, será importado; versão brasileira será aposentada pela Chevrolet
Novo Omega chega em outubro da Austrália

da Reportagem Local

Demorou, mas a Chevrolet decidiu aposentar o Omega brasileiro e importar o seu sucessor. Na verdade, trata-se do sucessor do sucessor. O carro flagrado pela Folha em testes na região Norte do Brasil é produzido na Austrália e chega ao Brasil até outubro.
Ele é montado sobre a mesma plataforma do Omega fabricado na Europa, que já é a geração seguinte à do Omega brasileiro.
O novo carro é vendido na Austrália (leia texto ao lado) como Commodore, mas aqui manterá o nome Omega, já conhecido pelo consumidor brasileiro.
Mas o brasileiro deve se preparar para receber um carro totalmente novo, muito mais moderno que o Omega que está acostumado a ver e que saiu de linha na Europa há mais de quatro anos. O Commodore foi lançado em 1997.

200 cv
O primeiro exemplo dessa disparidade tecnológica é o motor. O Commodore tem sob o capô um propulsor V6 (seis cilindros em "V") de 3.791 centímetros cúbicos (cc) e 200 cv. Esse propulsor, segundo a Holden, faz 9,9 km/l.
O motor de 4.093 cc do Omega CD tem potência de 123,5 cv e faz 8,8 km/l, segundo a Chevrolet. O Commodore também é vendido com um motor V8, que não deve ser importado ao Brasil.
Nos itens de conforto e segurança, o futuro Omega dá um banho em seu antecessor. Airbag (bolsa de ar que infla em caso de colisão), por exemplo, é item de série. No brasileiro, não é nem opcional.
Apesar de maior, o novo Omega aparenta ser mais compacto devido às linhas mais arredondadas. Com entre-eixos maior, oferece mais espaço interno que o Omega brasileiro, que, por sua vez, tem porta-malas maior (520 litros contra 475 litros).
Alguns concessionários acreditam que a chegada do novo Omega deve acontecer antes de outubro, já que o número de vendas do carro vem caindo mensalmente.



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