UOL


São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMPACTOS

Fiat tem o melhor desempenho, Corsa e Gol inovam por consumir álcool e gasolina, e Fiesta é o mais simples

Palio segue na frente dos "perdedores"

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Chevrolet Corsa e Volkswagen Gol travam uma disputa particular. Ambos podem ser abastecidos com gasolina, álcool ou qualquer quantidade dos dois. Reestilizado em 2002, o Corsa leva vantagem de ter um projeto novo, enquanto o Gol mostra -até mesmo nos botões dos vidros elétricos- que já tem 20 anos de estrada.
Na pista, segue a superioridade do Corsa. O modelo atingiu 100 km/h em 10,20s, contra 11,39s do concorrente. Em compensação, o consumo de álcool muito maior -7,3 km/l no Chevrolet e 7,2 km/l no VW- tira o "brilho" do álcool (veja os números abaixo).
Vale lembrar que só compensa optar pelo combustível se seu preço for 70% do da gasolina. Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), o valor médio do litro em São Paulo é R$ 1,89 para a gasolina e R$ 0,98 no caso do álcool.
O Corsa Flexpower, com gasolina, também tem desempenho superior ao do antigo propulsor 1.8. Se antes gastava 11,83s até 100 km/h, agora usa 10,60s. E o consumo diminuiu apenas 0,1 km/l.

Veloz e furioso
Usando gasolina, a superioridade do Fiat Palio é inegável -seu motor é o mesmo do Corsa, mas sem o chip que permite qualquer combustível.
Ele é o mais rápido entre os oito compactos testados pela Folha e pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia). Em 10,37s faz a prova de 0 a 100 km/h.
Além disso, apresenta mais fôlego nas retomadas. Em preço, perde apenas para Renault Clio e Ford Fiesta. Mas um fato acaba com todas as suas qualidades: o Palio atual sai de cena até dezembro, dando lugar à terceira geração da família de Betim (MG).
Desde o lançamento do Fiesta, também no ano passado, a Ford foi aprimorando seu acabamento interno. Ainda não arranca suspiros de quem anda nele, mas já melhorou. Na pista, foi o último a marcar 100 km/h (11,83s) e ficou entre as piores retomadas.
O Fiesta e o Corsa são os únicos a não terem direção hidráulica de série -a lista de equipamentos do Fiesta é a mais pobre de todas, porém ele é R$ 910 mais caro que o Clio. No Corsa, só a pintura metálica não obriga o consumidor a comprar outros equipamentos.
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)



Texto Anterior: Volkswagen Polo
Próximo Texto: Chevrolet Corsa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.