São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2008

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Esquadrão intermediário

Na briga entre não-"populares", Corsa anda mais, C3 vence em custo/benefício, e Gol "bebe" menos

Marcelo Justo/Folha Imagem
207 e C3 (1º plano) chegam juntos às
revendas; Sandero (2ª fila à esq.) e
Gol também são novos; em
último plano, Corsa e Fista


JOSÉ AUGUSTO AMORIM
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Você acha o Chevrolet Corsa pesado demais para um motor 1.0, mas suas economias não são suficientes para um Volkswagen Golf? Então a saída é comprar um carro pequeno com propulsor 1.6 ou 1.8.
Mas é preciso fazer algumas considerações antes de entrar num mercado que viu, desde novembro até hoje, a chegada do Renault Sandero, do novo Volkswagen Gol, do Peugeot 207 e do Citroën C3 reestilizado. Eles brigam com o Chevrolet Corsa (de 2002) e o Ford Fiesta (redesenhado em 2007).
Antes de mais nada, o consumidor deve separar os "populares" mais potentes -Fiesta, Gol e Sandero- e os médios "encolhidos", caso do C3, que agora pode ser equipado com ar-condicionado digital e acionamento automático de faróis e limpador de pára-brisas.
Para encarar o 207, deve-se ignorar qualquer tipo de orgulho nacional. A Peugeot uniu a frente do 207 europeu e a traseira retocada do 206. O carro feito em Porto Real (RJ) ficará restrito ao mercado brasileiro.
Já o comprador do Corsa precisa gostar do visual da versão SS, a única disponível com o motor 1.8. Os bancos, por exemplo, têm detalhes vermelho-alaranjados, e a carcaça dos retrovisores é cromada.
Seu preço de tabela (R$ 45.792) é o mais alto dos seis compactos, mas ele não traz os freios com ABS (antitravamento), EBD (distribuição da frenagem) e AFU (assistência à frenagem de emergência) do C3.
Por outro lado, o Sandero é o mais barato. Por R$ 32.690, a Renault encontrou a fórmula entre preço baixo e espaço interno. Qualquer conforto, no entanto, é esquecido: não há nem sequer ajuste interno dos retrovisores nessa versão.

Na frente
Na pista de testes, o motor 1.8 do Corsa torna o modelo imbatível -ele é o de maior cilindrada, mas tem só um cavalo a mais que o 1.6 16V da dupla C3-207. Na retomada de 100 km/h a 140 km/h, por exemplo, ele é 10,42s mais rápido que o Fiesta.
Mas andar na frente não significa tudo. A relação custo/benefício do C3 é a melhor, e o Gol tem o consumo mais baixo.

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
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