São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2004

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PERUAS E MINIVANS

Lançamentos de Jaguar, Peugeot e Toyota tentam dar fôlego às "station wagons", que perdem mercado continuamente desde 1999

"Renascidos", modelos brigam por espaço

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Até 2003, o futuro das peruas parecia fadado ao fim. Desde a chegada da Renault Scénic (1999), as minivans vinham roubando, de forma constante, a fatia de mercado em que antes reinavam absolutas as "station wagons".
Porém, neste ano, as peruas voltaram com a chegada da Toyota Fielder e com o início da produção, em novembro, da Peugeot 206 SW. E a leva não pára por aí. No Anhembi, a marca francesa também mostra a 407 SW.
Já a clássica Jaguar leva ao salão a moderna X-Type Estate. Desenvolvida com o objetivo de conquistar um público na faixa entre 30 e 35 anos, a primeira perua da montadora chega ao Brasil com motor 2.0 V6 (seis cilindros em "V") de 156 cv (cavalos).

Sedãs familiares
Além das novas peruas, outra atração no Salão de São Paulo são os chamados sedãs familiares. A Chrysler traz o 300 C. Lançado como protótipo na edição 2003 do Salão de Nova York, será a principal atração do estande da montadora americana. E a Peugeot mostra o sedã médio-grande 407. O estilo é o diferencial. Os faróis de "olhos puxados" e a grande entrada de ar na dianteira chamam a atenção.
Quem também quer atrair holofotes é a Kia, com o Opirus. Seus faróis lembram muito a antiga versão do Mercedes-Benz Classe E, e o ponto forte do coreano se encontra no quesito segurança. O modelo conta com os sistemas TCS (controle de tração) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) contra acidentes. (LUCAS LITVAY)


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