|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Com motor "flex", Focus 2.0 tenta viver novo começo
Versão bicombustível do Ford o torna mais rápido que rivais, como o Volkswagen Golf 2.0; com câmbio automático, é mais cara que Citroën C4
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O Focus não estava na mira
do departamento de marketing
da Ford, que priorizava o Ka e o
Fiesta. Mas, em 2008, com o
lançamento da nova geração, o
foco dos holofotes mudou.
Na época, apesar das acertadas mudanças no modelo, o
carro chegou sem o motor
"flex" -e não faltaram críticas.
Com bom atraso, o Focus recebeu a tecnologia bicombustível no final do ano passado,
com a introdução da família
Sigma 1.6 (até 115 cv). Agora, o
álcool chega também ao Duratec 2.0 (até 148 cv), que passou
pelo teste Folha-Mauá.
Com gasolina, os números
não mudam em relação à versão anterior. Com álcool, atinge 100 km/h em 11,7s -1,5s
mais rápido que o Volkswagen
Golf 2.0, testado em março.
Com disposição e elasticidade, o motor compensa a falta da
quinta marcha na transmissão
automática sequencial.
Relações mais alongadas nas
três primeiras marchas elevam
o conforto a bordo ao permitir
trocas mais suaves e silenciosas. O motorista ainda pode optar por trocas manuais.
A acertada calibragem da
suspensão independente nas
quatro rodas proporciona um
prazer ao dirigir encontrado
em poucos veículos.
O acabamento interno poderia ser melhor. O painel tem espuma emborrachada agradável
ao toque, mas algumas peças
plásticas destoam do conjunto.
Com 2,63 m de entre-eixos, o
hatch tem bom espaço interno.
Os bancos, com laterais mais
salientes, seguram o corpo dos
ocupantes em curvas.
A versão testada, a topo de linha Ghia, parte de R$ 67,9 mil.
A Ford cobra R$ 4.610 pela
transmissão automática.
Por R$ 72.520, ele é R$ 3.320
mais caro que concorrentes como o Citroën C4 (R$ 69,2 mil).
Quem não liga para itens como bancos de couro, teto solar
elétrico e partida sem chave
pode levar a versão GLX do
Ford, que também tem ar-condicionado, direção hidráulica,
vidros e travas elétricas, freio
ABS, rodas de 16" e toca-CD ou
MP3. Tudo por R$ 58.705.
(RICARDO RIBEIRO)
A Ford cedeu o Focus para teste
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
Texto Anterior: Peugeot RCZ chega em 2011 e duela com Audi TT Próximo Texto: Nova geração do Ford Focus chega até 2014 Índice
|