|
São Paulo, domingo, 19 de novembro de 2000 |
Próximo Texto | Índice
MERCADO Revendas desovam estoques que restam e já fazem promoções dos carros 2001; Blazer custa até R$ 13,3 mil a menos Descontos na linha 2000 chegam a 15%
GLENDA PEREIRA DA REPORTAGEM LOCAL Com um pouquinho de sorte e uma boa dose de paciência ainda é possível comprar carros da linha 2000 nas concessionárias com descontos. E mesmo alguns modelos da recém-chegada safra 2000/2001 já estão em promoção. As melhores ofertas são para os carros que ficaram com cara "antiga" -após reestilizações feitas pelos fabricantes- e estão com os dias contados. São os casos da picape S10 e do utilitário esportivo Blazer, da Chevrolet, e do sedã VW Polo Classic. O Blazer Executive, versão topo de linha, que custa R$ 67 mil na revenda Disbrasa, chega a ter um abatimento de R$ 13,3 mil. A S10 2.2, versão Standard, com ar-condicionado, pode ser comprada por R$ 5.300 a menos -seu preço de tabela é de R$ 30 mil. O Polo Classic, com ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico, baixou de R$ 31.861 para R$ 27 mil na Brasilwagen. Existem ainda "populares" da linha 2000 nas lojas. Os descontos na linha Gol, por exemplo, variam de 14% a 15% na Brasilwagen. Um Gol 1.0 16V, com ar-condicionado e direção hidráulica, está sendo vendido por R$ 20,5 mil -na tabela custava R$ 24,2 mil. Como a maioria dos carros não sofreu mudanças significativas para a linha 2001 -muitos ganharam apenas novo tecido nos bancos ou passaram a ter limpador e desembaçador traseiro como itens de série-, já há fábricas fazendo promoções. A Volkswagen, por exemplo, está vendendo toda a linha Gol 1.0 16V 2001 com desconto. A versão básica quatro portas pode ser comprada por R$ 18.263 -o preço sugerido é de R$ 20.696. A revenda Fiat Da Vinci está dando pintura metálica e frete, além de licenciamento, seguro obrigatório e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2000 quitados para quem comprar o Palio EX 2001. Financiamento Nunca foi tão fácil comprar um modelo zero. E o atrativo não é o preço, longe de ser baixo, mas a facilidade do financiamento. É possível desfilar de carro novo com apenas 10% do valor e tendo taxas de juros mensais reduzidas -entre 1,9% e 2,5%, fora as promocionais de 0,98% e até 0,95%. "Pagar à vista ainda é a melhor forma de comprar. Mas, se o consumidor precisa do veículo e não tem dinheiro, o financiamento é uma boa opção", explica o professor de matemática financeira José Dutra Vieira Sobrinho. O financiamento (CDC, leasing e consórcio) representa mais da metade das vendas de novos, segundo a Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras). "A procura por essa forma de pagamento é alta porque pouca gente tem dinheiro no bolso", conta Fernando Mascarenhas, presidente da Anef. "Hoje o consumidor não compra mais carro como um investimento, porque sabe que, ao sair da revenda, o veículo já vale 15% menos", diz Alvise Cozza Neto, gerente de vendas da Brasilwagen. Quem compra um usado não sofre essa desvalorização. Em compensação, precisa tomar vários cuidados. Próximo Texto: Lembre-se dos gastos do carro zero-quilômetro Índice |
|