São Paulo, domingo, 19 de novembro de 2000

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ESPORTIVO
Versão alemã do compacto feito no Paraná chega a 100 km/h em menos de 7 segundos; preço bate nos R$ 102 mil
Audi S3 é "irmão nervoso" do nacional A3

DA REPORTAGEM LOCAL

Um foguetinho camuflado sobre quatro rodas. Mesmo sem aparentar tanta esportividade, o Audi S3 é um legítimo esportivo. O compacto alemão acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,96 segundos, segundo o teste Folha-Mauá.
Nada mal para um carro que tem sob o capô um motor 1.8. É, mas não é um mero propulsor 1.8. A cilindrada -1.781 cc (centímetros cúbicos)- é a de qualquer carrinho, porém seu motor abusa da tecnologia. São 210 cv (cavalos) de potência, com turbo e duplo intercooler -resfriador do ar a ser admitido pelo motor, que otimiza a combustão.
Mas, como faltam no Brasil as "autobahns" -estradas alemãs que não têm limite de velocidade-, a missão, quase impossível, é não exceder os 120 km/h a bordo do S3. O delicioso ronco do motor e a sexta marcha são um convite a pisar fundo no acelerador. O S3 chega a 238 km/h de velocidade máxima, segundo o fabricante.
A tração Quattro -permanente nas quatro rodas- garante uma dose extra de segurança, principalmente em curvas e em alta velocidade. A impressão é que o carro "gruda" no chão. E, mesmo a 200 km/h, o motorista o sente firme nas mãos.
O corpo se encaixa perfeitamente nos bancos esportivos Recaro. As grandes abas laterais não permitem que você escorregue para um lado ou para o outro, deixando o motorista pilotar em vez de simplesmente dirigir.
Para suportar toda a potência do motor, a suspensão foi retrabalhada, e os freios -a disco ventilado nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBV (distribuição eletrônica da força de frenagem)-, redimensionados. Nem por isso o conforto foi prejudicado. Só não exija maciez.

Raspadinhas
Porém, como o carro tem pouca altura em relação ao solo e ainda vem com pneus de perfil baixo e rodas de 17 polegadas, o difícil é passar pelas inúmeras lombadas e valetas sem raspar nada.
O S3 traz os principais itens de segurança e conveniência, como duplo airbag (bolsa de ar que infla em caso de colisão) frontal e lateral, farol de xenônio, disqueteira e ar-condicionado eletrônico.
Como opcionais, o modelo oferece ainda ESP (programa eletrônico de estabilidade), "sideguard" (espécie de airbag) para a cabeça e ombros dos passageiros e "acoustic parking system" -espécie de alarme que ajuda o motorista a fazer manobras, avisando, por exemplo, quando o carro de trás está muito perto.
Mas tudo isso tem um preço bem salgado: R$ 102.006. Com mais R$ 3.596, o consumidor leva para casa dois Audi A3 com motor 1.8 turbo de 180 cv -o nacional mais rápido do mercado.
Os ponteiros da velocidade e do combustível se mexem no mesmo ritmo, mas inversamente. Enquanto o primeiro sobe bem rápido, o segundo desce. A autonomia definitivamente não é ponto forte do carro. Na cidade faz 6,92 km/l e na estrada, 10,18 km/l.
Embora os 210 cv sejam seu chamariz, o torque (força) de 27,5 kgfm, numa faixa que varia de 2.100 a 5.000 rpm, garante também um bom desempenho na cidade. Mas é aí que o carro "bebe" gasolina. A cada acelerada em que o turbo entra em funcionamento, você "cola" as costas no banco e o ponteiro do combustível desce.
Nas ruas, é comum as pessoas confundirem o S3 com o "irmão" comportado A3 -fabricado no Paraná. Acham que se trata do A3 com alguns acessórios esportivos que não vêm de fábrica.
Não é à toa. O visual é mais invocado, mas não a ponto de revelar um autêntico esportivo alemão. Saias laterais, dupla saída de escapamento e tomadas de ar são os diferenciais que dão um "jeitinho nervoso".
À noite, não dá para passar despercebido. A luz azulada dos faróis fazem a diferença entre o monte de tons iguais. Apenas os modelos topo de linha costumam ter esse eficiente e caro tipo de farol. (GLENDA PEREIRA)



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