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ESPORTIVO
Versão alemã do compacto feito no Paraná chega a 100 km/h em menos de 7 segundos; preço bate nos R$ 102 mil
Audi S3 é "irmão nervoso" do nacional A3
DA REPORTAGEM LOCAL
Um foguetinho
camuflado sobre
quatro rodas. Mesmo sem aparentar
tanta esportividade, o Audi S3 é um
legítimo esportivo. O compacto
alemão acelera de 0 a 100 km/h
em apenas 6,96 segundos, segundo o teste Folha-Mauá.
Nada mal para um carro que
tem sob o capô um motor 1.8. É,
mas não é um mero propulsor 1.8.
A cilindrada -1.781 cc (centímetros cúbicos)- é a de qualquer
carrinho, porém seu motor abusa
da tecnologia. São 210 cv (cavalos)
de potência, com turbo e duplo
intercooler -resfriador do ar a
ser admitido pelo motor, que otimiza a combustão.
Mas, como faltam no Brasil as
"autobahns" -estradas alemãs
que não têm limite de velocidade-, a missão, quase impossível,
é não exceder os 120 km/h a bordo
do S3. O delicioso ronco do motor
e a sexta marcha são um convite a
pisar fundo no acelerador. O S3
chega a 238 km/h de velocidade
máxima, segundo o fabricante.
A tração Quattro -permanente nas quatro rodas- garante
uma dose extra de segurança,
principalmente em curvas e em
alta velocidade. A impressão é
que o carro "gruda" no chão. E,
mesmo a 200 km/h, o motorista o
sente firme nas mãos.
O corpo se encaixa perfeitamente nos bancos esportivos Recaro. As grandes abas laterais não
permitem que você escorregue
para um lado ou para o outro, deixando o motorista pilotar em vez
de simplesmente dirigir.
Para suportar toda a potência
do motor, a suspensão foi retrabalhada, e os freios -a disco ventilado nas quatro rodas com ABS
(antitravamento) e EBV (distribuição eletrônica da força de frenagem)-, redimensionados.
Nem por isso o conforto foi prejudicado. Só não exija maciez.
Raspadinhas
Porém, como o carro tem pouca
altura em relação ao solo e ainda
vem com pneus de perfil baixo e
rodas de 17 polegadas, o difícil é
passar pelas inúmeras lombadas e
valetas sem raspar nada.
O S3 traz os principais itens de
segurança e conveniência, como
duplo airbag (bolsa de ar que infla
em caso de colisão) frontal e lateral, farol de xenônio, disqueteira e
ar-condicionado eletrônico.
Como opcionais, o modelo oferece ainda ESP (programa eletrônico de estabilidade), "sideguard"
(espécie de airbag) para a cabeça e
ombros dos passageiros e "acoustic parking system" -espécie de
alarme que ajuda o motorista a fazer manobras, avisando, por
exemplo, quando o carro de trás
está muito perto.
Mas tudo isso tem um preço
bem salgado: R$ 102.006. Com
mais R$ 3.596, o consumidor leva
para casa dois Audi A3 com motor 1.8 turbo de 180 cv -o nacional mais rápido do mercado.
Os ponteiros da velocidade e do
combustível se mexem no mesmo
ritmo, mas inversamente. Enquanto o primeiro sobe bem rápido, o segundo desce. A autonomia definitivamente não é ponto
forte do carro. Na cidade faz 6,92
km/l e na estrada, 10,18 km/l.
Embora os 210 cv sejam seu chamariz, o torque (força) de 27,5
kgfm, numa faixa que varia de
2.100 a 5.000 rpm, garante também um bom desempenho na cidade. Mas é aí que o carro "bebe"
gasolina. A cada acelerada em que
o turbo entra em funcionamento,
você "cola" as costas no banco e o
ponteiro do combustível desce.
Nas ruas, é comum as pessoas
confundirem o S3 com o "irmão"
comportado A3 -fabricado no
Paraná. Acham que se trata do A3
com alguns acessórios esportivos
que não vêm de fábrica.
Não é à toa. O visual é mais invocado, mas não a ponto de revelar um autêntico esportivo alemão. Saias laterais, dupla saída de
escapamento e tomadas de ar são
os diferenciais que dão um "jeitinho nervoso".
À noite, não dá para passar despercebido. A luz azulada dos faróis fazem a diferença entre o
monte de tons iguais. Apenas os
modelos topo de linha costumam
ter esse eficiente e caro tipo de
farol.
(GLENDA PEREIRA)
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