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São Paulo, domingo, 19 de novembro de 2000 |
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CARTAS Leitores escrevem sobre problema com a Ford 'Tenho um Fiesta 97 a gasolina com 60.000 km. O carro já esteve por duas vezes com problemas na válvula de controle de marcha lenta e, nas duas vezes, precisei trocar a peça. A desculpa do combustível é muito prática para a Ford, mas não concordo com ela. Abasteço o carro sempre no mesmo posto da Petrobras. Seria mais decente a Ford admitir o erro e fazer um recall.' Carlos Alberto Nicolau (São Bernardo do Campo, SP) Resposta A Ford disse que o efeito do combustível adulterado pode ser diferente em cada tipo de motor. Ela comenta que em outros veículos o efeito costuma ocorrer nos bicos injetores, que devem passar por um processo de limpeza a cada 20.000 km, o que custa R$ 80. 'Como pode uma fábrica esconder os problemas mecânicos, conforme relatado pela Folha ("Problema no motor aflige donos de Ford", Veículos, 12/11)?' André Freyesleben Ferreira (Florianópolis, SC) Resposta A Ford reafirma que as falhas resultam da má qualidade do combustível em alguns postos. Ressalta que em nenhum outro país onde os mesmos carros são vendidos houve o problema. 'Por azar, confirmo a reportagem publicada na Folha. Comprei um Fiesta 97/98, em novembro, e um Ka 98, em março. No primeiro ano de uso, o Fiesta não teve problemas. Mas, quando acabou a garantia, começou a morrer em marcha lenta. Levei o carro a duas autorizadas e a vários mecânicos, sem solução. Acabei de trocar a peça, com 31.000 km, porque queria vender o veículo e não ter problema com o comprador. Agora que terminei de pagar o financiamento do Ka, já estou à procura de outro carro. Troquei duas vezes essa peça e já fiz limpeza várias vezes.' Marcos Kubo (e-mail) Resposta A Ford disse que não se responsabiliza por serviços executados fora de seus distribuidores e que tem conhecimento da existência, no mercado paralelo, de válvulas recuperadas de procedência duvidosa. Segundo a montadora, a nova válvula, que resolve o problema em definitivo, é oferecida na sua rede autorizada a R$ 99 (instalada) ou a R$ 89 (no balcão). 'Esse mesmo problema ocorre com o Fiesta 1.4 16V, só que o preço da válvula é em torno de R$ 250. Nos últimos 15 dias, troquei a peça três vezes em uma oficina independente, mas especializada, e o problema volta a ocorrer. Tenho outros veículos e sempre abasteço no mesmo posto.' Rogério Scialo (e-mail) Resposta A Ford disse não ter registrado ocorrência no motor 1.4 16V. Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, ou a veiculos@uol.com.br. Não atenderemos a mensagens eletrônicas com figuras ou arquivos anexados. Coloque nome, endereço e telefone. As cartas são respondidas somente nesta seção. Texto Anterior: Importados: Mazda deixa de vender carros novos no Brasil Índice |
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