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São Paulo, domingo, 20 de abril de 2003

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SEDÃS


Propulsor VHC de 70 cavalos faz Classic rodar até 18,8 quilômetros por litro; design e interior sentem idade avançada

Velho Corsa ganha fôlego com motor novo

DA REDAÇÃO

A carroceria continua aquela mesma de há quase dez anos. Mas o motor traz uma pequena diferença: 10 cv (cavalos) a mais. O Chevrolet Corsa Sedan Classic 1.0, equipado com o novo propulsor VHC de 70 cv, ficou mais ágil e bem econômico.
Levado à pista de provas pela Folha e pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), o modelo revigorado pelo mesmo equipamento que equipa o novo Corsa "mil" desde março de 2002 agora passa de 40 a 80 km/h em 13,01 segundos (não mais em 15,78s).
Na frenagem também houve melhora. Em uma parada abrupta, a 80 km/h, o sedã ainda percorre 40,4 metros -contra 43,6 m da versão testada anteriormente.
Grande diferença percebe-se, porém, no tanque de combustível. O Classic com motor VHC roda 14,4 quilômetros com um litro de gasolina na cidade e faz 18,8 km/l no trecho rodoviário. As marcas anteriores registradas pelo automóvel eram, respectivamente, 11,4 km/l e 16,4 km/l.
Perde do antigo, por pouco, só na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, que cumpre em 18,55s -não mais em 18,41s. Vento e condições climáticas podem ter contribuído para essa anomalia.

Pouco atraente
Ora, quem procura um modelo que ainda ostenta uma carroceria antiga e oferece um interior pouco atraente justamente em razão da idade avançada só pode estar em busca de uma boa relação custo/benefício, não preocupado com provas de aceleração. O custo mínimo, no caso, é de R$ 19.850 (valor do modelo via internet).
Os itens de série mais palpitantes são conta-giros, desembaçador elétrico do vidro traseiro e antena integrada ao pára-brisa. Não há concorrentes por menos de R$ 20 mil -o Ford Fiesta Sedan Street 1.0, que traz motor de 65 cv, custa R$ 22.230 na versão básica.
Caso se deseje equipar o Corsa Sedan Classic com ar-condicionado e direção hidráulica, é preciso desembolsar mais R$ 3.858 em um pacote que inclui protetor de cárter. O preço total já salta para R$ 23.708, menos "popular", mas ainda um dos mais em conta.
Não é à toa que o Corsa Sedan é o mais vendido do segmento. Mas o motivo é justamente esse valor reduzido (leia texto abaixo).
Outro item importante para escolher um sedã compacto e não um hatchback (carro sem porta-malas saliente) é o espaço para bagagem. O porta-malas do Corsa Classic é o menor de todos (390 litros). Perde até para o do Fiesta (400 l). (LUÍS PEREZ)

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