São Paulo, domingo, 20 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FLAGRANTE

Antes mesmo do lançamento europeu, montadora de Betim (MG) roda no país com o Stilo, novo médio da marca, camuflado

Fiat testa no Brasil o sucessor do Brava

Eugênio Gurgel/"O Tempo"
Fiat Stilo testado em estradas de MG


DA REDAÇÃO

Antes mesmo do lançamento na Europa, a Fiat já testa em estradas brasileiras o Stilo, sucessor do Brava, médio que deve disputar mercado com Volkswagen Golf, Ford Focus e Chevrolet Astra.
O modelo foi apresentado há dois meses, no Salão de Genebra (Suíça), mas só deve começar a ser comercializado após o Salão de Frankfurt (Alemanha), que acontece em setembro.
Procurada pela Folha, a Fiat afirmou ser "normal" encontrar carros que podem nem ser fabricados no Brasil em testes. "Temos o Stilo rodando aqui sim, mas não é para o mercado brasileiro. São protótipos italianos, até com motor a diesel", afirma o engenheiro Carlos Henrique Ferreira, 33, assessor técnico da fábrica.
"Temos até Lancia [marca que pertence à Fiat" no Brasil"], diz. Assim como a Volkswagen tem o Fabia, da Skoda (divisão tcheca da montadora), que servirá como base para o carro que será fabricado em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo).

Camuflagem acentuada
Mas chama a atenção no Stilo fotografado nos arredores de Betim (MG), sede da Fiat, a camuflagem que procura esconder de forma muito mais veemente as formas do automóvel. O Fabia pôde ser visto pelas ruas brasileiras sem disfarce algum. Afinal, os carros da família PQ24, que dá nome ao projeto de novos modelos da VW, deverá ser diferente do Fabia.
Segundo Ferreira, é natural que futuramente o modelo seja fabricado no país -assim como o Brava- e isso está em estudo. "Só não há um cronograma." Especula-se que ele seja lançado como nacional apenas em 2003.
Maior que o Brava na versão de quatro portas, o Stilo possui 4,25 m de comprimento -o Brava tem 4,19 m- e 2,60 m de distância entreeixos (parâmetro que serve para determinar, entre outros aspectos, o espaço interno). O Brava mede 2,54 m. O Stilo de duas portas é mais curto -então fica menor que o Brava, de 4,19 m-, com 4,18 m.
Lançado no final de 99, o Brava marcou a volta da Fiat a um segmento ao qual não pertencia havia três anos -o do extinto Tipo.
A montadora está com um cronograma de lançamentos movimentado para 2001: apresenta oficialmente nesta semana o sedã Marea com nova traseira. Depois renovará a picape Strada (que ganhará as feições da nova família Palio) e lançará a van Doblò, concorrente do Citroën Berlingo e do Renault Kangoo. (LUÍS PEREZ)


Texto Anterior: Aumento: General Motors reajusta preços da Zafira
Próximo Texto: Sedã: Siena será feito em Betim no próximo mês
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.