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São Paulo, domingo, 20 de julho de 2003

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PERUAS

Carro de R$ 210 mil tem tração nas 4 rodas controlada eletronicamente

Volvo XC70 encara asfalto e também um pouco de terra

Roberto Assunção/Folha Imagem
O Volvo XC70, que se chamava Cross Country e que ganhou 5% de potência e de velocidade, atingindo agora 210 cv e 210 km/h


ARMANDO PEREIRA FILHO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS E CONSTRUÇÃO

Vestido e calçado para uma farra urbana ou para uma festa caipira. Assim é o Volvo XC70, que recebeu alterações mecânicas, responsáveis pelo aumento da velocidade e da potência em 5%.
Ele é agora equipado com um motor de 210 cv de potência (antes eram 200 cv), que chega a 210 km/h (atingia 200 km/h), segundo dados divulgados pela Volvo.
Teste Folha-Mauá mostra que o carro faz de 0 a 100 km/h em 8,85s. O tempo está acima do declarado pelo fabricante de seu concorrente mais próximo no país, o Audi Allroad, que atingiria a marca em 7,7s, conforme a empresa alemã.
O XC70 é versátil. Tem a estirpe de um Volvo para rodar na cidade, mas também a desenvoltura de uma perua com tração nas quatro rodas para avançar por terrenos de dificuldade média.
O conforto dos bancos anatômicos e elétricos, a eletrônica de bordo -que inclui piloto automático-, a suspensão macia (cruza buracos na cidade e valetas no campo sem deixar o motorista sentir), a tração inteligente nas quatro rodas e o visual parrudo garantem essa maleabilidade.
A tração -a mesma de seu irmão mais robusto, o XC90- é um dos destaques. O sistema distribui eletronicamente a força entre as rodas o tempo todo. Em asfalto e piso seco, o carro tem 95% da tração nas rodas dianteiras e 5% nas rodas traseiras. Na lama ou em cascalho, até 95% da tração pode atuar nas rodas traseiras. Tudo é feito automaticamente.
Mas o XC70 não é um jipe para trilhas radicais. Não há, por exemplo, marcha reduzida, para cruzar áreas muito acidentadas em velocidade bem baixa.
Outros recursos tornam o ato de dirigi-lo bem agradável, como controle de som no volante, travamento automático de portas, retrovisor fotossensível, ajuste elétrico dos bancos com memória.
São comodidades disponíveis também no Allroad, que tem a vantagem de ser mais potente e maior. O Audi oferece 250 cv e tem 4,81 m de comprimento -o Volvo mede 4,73 m. Mas isso não significa mais espaço para carga, item no qual o Volvo vence. Sem rebater bancos, o porta-malas do sueco tem 485 litros, enquanto o do alemão suporta 455 litros.
O preço, que é para poucos nos dois casos, pode ajudar a decidir: o Volvo sai por R$ 210.300, enquanto o Audi custa R$ 281.800.


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