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SALÃO DE FRANKFURT
50 anos depois, Mercedes revive asa de gaivota
Com portas que abrem para cima e motor V8 de 571 cavalos, SLS AMG chama mais a atenção do que veículos que se intitulam sustentáveis
FELIPE NÓBREGA
DO ENVIADO ESPECIAL A FRANKFURT
Se o Salão de Frankfurt fosse
um filme, ele seria "Batman, o
Cavaleiro das Trevas". Em ambos, o mocinho vira coadjuvante quando aparece o vilão.
No estande da Mercedes-Benz, o protótipo "verde" BlueZero reunia pouco mais de uma
dúzia de curiosos ao seu redor.
A maioria estava tentando entender o funcionamento do
motor elétrico de 68 cv.
Logo ali ao lado, o esportivo
SLS AMG, de 571 cv, atraía tanta gente que os curiosos do fundão só conseguiam ver um pedaço das portas, que abrem para cima, como no lendário Mercedes 300 SL "asa de gaivota",
um modelo de 1954.
E é nele que o principal lançamento da Mercedes para o
próximo ano se inspira, copiando até mesmo o bigode da grade
frontal. No entanto, o charme
do SLS AMG está no motor V8,
capaz de acelerar o carro -de
estimado R$ 1,5 milhão- até
100 km/h em apenas 3,8s, de
acordo com a montadora.
Outra vedete que debutou na
exposição alemã foi a Ferrari
458 Italia, substituta da 430.
Em comparação com a antecessora, a "baby Enzo" é 80 cv mais
potente (570 cv) e promete velocidade máxima de 325 km/h.
Esculpida pelo estúdio de design Pininfarina, a 458 Italia
vestida de vermelho posa para
os visitantes, que só podem admirá-la pelo lado de fora do estande, que é cercado por vidro e
cheio de belas atendentes.
Segurando um prospecto da
nova Ferrari, um rapaz se aproxima de uma das moças como
se estivesse interessado no veículo. Mas o bate-papo durou
até a pergunta sobre o índice de
emissões. "Ah, moço, apesar de
ser o menor entre os superesportivos, ainda é bastante", ouviu. O índice é três vezes maior
do que o do Toyota Prius (89 g/
km de CO2, uma espécie de referência "verde".
Fumaça
Esportivo com cara de mau e
proposta sustentável foi só o híbrido BMW Vision EfficientDynamics, que diz acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8s e
percorrer até 26,6 km/l de diesel. Mas ele é apenas conceito.
Assim como o Audi E-Tron,
uma espécie de R8 com motor
elétrico (317 cv). Mas parece
que chamaram um daqueles
extravagantes rappers americanos para decorá-lo.
Novidade no estande da marca também era a cor amarela
Ipanema que cobria uma RS6,
perua que desembarcará no
Brasil em 2010.
Outro com chance de ser importado é o cupê RCZ, da Peugeot. Equipado com motor 1.6
de até 200 cv, o modelo chega
para aterrorizar a vida do Audi
TT primeiro na Europa. Sua arma? O preço acessível, adianta
a marca francesa.
O salão dos carros "verdes"
parece dar sorte até para quem
solta mais fumaça na apresentação. Com ou sem gelo seco, o
Lamborghini Reventón Roadster pintado de prata fosco traz
números surpreendentes: motor V12 de 650 cv e emissão de
495 g/km de CO2.
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