São Paulo, domingo, 20 de setembro de 2009

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SALÃO DE FRANKFURT

50 anos depois, Mercedes revive asa de gaivota

Com portas que abrem para cima e motor V8 de 571 cavalos, SLS AMG chama mais a atenção do que veículos que se intitulam sustentáveis

FELIPE NÓBREGA
DO ENVIADO ESPECIAL A FRANKFURT

Se o Salão de Frankfurt fosse um filme, ele seria "Batman, o Cavaleiro das Trevas". Em ambos, o mocinho vira coadjuvante quando aparece o vilão.
No estande da Mercedes-Benz, o protótipo "verde" BlueZero reunia pouco mais de uma dúzia de curiosos ao seu redor. A maioria estava tentando entender o funcionamento do motor elétrico de 68 cv.
Logo ali ao lado, o esportivo SLS AMG, de 571 cv, atraía tanta gente que os curiosos do fundão só conseguiam ver um pedaço das portas, que abrem para cima, como no lendário Mercedes 300 SL "asa de gaivota", um modelo de 1954.
E é nele que o principal lançamento da Mercedes para o próximo ano se inspira, copiando até mesmo o bigode da grade frontal. No entanto, o charme do SLS AMG está no motor V8, capaz de acelerar o carro -de estimado R$ 1,5 milhão- até 100 km/h em apenas 3,8s, de acordo com a montadora.
Outra vedete que debutou na exposição alemã foi a Ferrari 458 Italia, substituta da 430. Em comparação com a antecessora, a "baby Enzo" é 80 cv mais potente (570 cv) e promete velocidade máxima de 325 km/h.
Esculpida pelo estúdio de design Pininfarina, a 458 Italia vestida de vermelho posa para os visitantes, que só podem admirá-la pelo lado de fora do estande, que é cercado por vidro e cheio de belas atendentes.
Segurando um prospecto da nova Ferrari, um rapaz se aproxima de uma das moças como se estivesse interessado no veículo. Mas o bate-papo durou até a pergunta sobre o índice de emissões. "Ah, moço, apesar de ser o menor entre os superesportivos, ainda é bastante", ouviu. O índice é três vezes maior do que o do Toyota Prius (89 g/ km de CO2, uma espécie de referência "verde".

Fumaça
Esportivo com cara de mau e proposta sustentável foi só o híbrido BMW Vision EfficientDynamics, que diz acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8s e percorrer até 26,6 km/l de diesel. Mas ele é apenas conceito.
Assim como o Audi E-Tron, uma espécie de R8 com motor elétrico (317 cv). Mas parece que chamaram um daqueles extravagantes rappers americanos para decorá-lo.
Novidade no estande da marca também era a cor amarela Ipanema que cobria uma RS6, perua que desembarcará no Brasil em 2010.
Outro com chance de ser importado é o cupê RCZ, da Peugeot. Equipado com motor 1.6 de até 200 cv, o modelo chega para aterrorizar a vida do Audi TT primeiro na Europa. Sua arma? O preço acessível, adianta a marca francesa.
O salão dos carros "verdes" parece dar sorte até para quem solta mais fumaça na apresentação. Com ou sem gelo seco, o Lamborghini Reventón Roadster pintado de prata fosco traz números surpreendentes: motor V12 de 650 cv e emissão de 495 g/km de CO2.


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