São Paulo, domingo, 20 de setembro de 2009

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GPS foge do trânsito e escolhe o posto

Empresas ampliam os recursos oferecidos em conjunto com os localizadores para conquistar mais usuários

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em meio a uma frota de 45 milhões de veículos, o número de usuários do serviço de GPS (em inglês, sistema de posicionamento global) no Brasil é pequeno. São 250 mil aparelhos, e 45% deles estão em São Paulo.
As vendas, porém, vêm aumentando. No ano passado, foram vendidos 120 mil aparelhos, o dobro do que foi comercializado em 2007, de acordo com fabricantes de aparelhos de GPS para veículos.
A alta corresponde ao investimento em mais recursos. O mais recente é o serviço de informações de trânsito em tempo real, desenvolvido pela Movix e pela Digibase, empresas de softwares e mapas digitais.
Batizado de Indica, o programa também cria automaticamente rotas alternativas para o motorista, usando mensagem enviadas de uma central, que monitora condições do tráfego.
"A vantagem é que o sistema seleciona os acontecimentos que estão na rota do motorista", explica Alexandre Derani Júnior, diretor da Digibase.
Já a Timevision oferece um sistema que permite monitorar carros e até pessoas. O aparelho envia sinais a cada dois minutos, com dados como posição e velocidade, e permite que o controle seja feito via internet.
O motorista ainda pode acionar um botão de pânico, que envia, por mensagem de texto, informações para até cinco números de celulares cadastrados previamente.

Celular no painel
Os planos para ter acesso aos serviços variam de acordo com a empresa e os recursos oferecidos -desde mensalidades a partir de R$ 29,90 até taxas anuais de até R$ 299. Os aparelhos custam de R$ 350 a 1.500.
Os celulares também ganham espaço nesse mercado, pois muitos aparelhos oferecem serviços de localização.
A maior fabricante de celulares do mundo, a finlandesa Nokia, iniciou seu serviço de navegação no Brasil em 2007, oferecendo mapas gratuitos e celulares com recursos GPS por preços semelhantes aos que eram cobrados pelos produtores de aparelhos veiculares.
"Existe um potencial muito grande no mercado porque o brasileiro gosta de tecnologia", diz o diretor de software da Nokia do Brasil, Fiore Mangone.
Já a LBS Local lançou o Apontador Postos, só para usuários de iPhone e IPod touch. O programa determina a localização do motorista e lista os postos mais próximos, por ordem de distância.
O sistema informa a bandeira do estabelecimento e os preços, além de mostrar os endereços no mapa e traçar rotas.
Um simulador de abastecimento informa qual será o valor da compra e recomenda o combustível mais economicamente vantajoso, no caso de carros "flex", desde que o motorista coloque no aparelho informações técnicas do veículo.
"Esses aplicativos facilitam o cotidiano dos usuários", promete Rafael Siqueira, gerente de tecnologia da LBS Local.


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